14/05/16

Final da 2.ª edição do Concurso de cozinha solar marcada para 21 de maio

Vai decorrer no próximo sábado, dia 21 de maio entre as 9h30 e as 13h na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda, a final da 2.ª edição do concurso de cozinha solar organizado juntamente entre o Núcleo Regional da Guarda da Quercus – A.N.C.N. e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda.

Trata-se de um concurso dirigido a alunos do ensino básico e secundário das escolas do distrito da Guarda e este ano alargado às escolas dos concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão. O objetivo é os alunos construírem fornos solares recorrendo a materiais preferencialmente de fácil acesso e reutilizáveis. O concurso está organizado em 3 escalões, consoante o grau de ensino, e as equipas são constituídas no máximo por 3 elementos.

Os fornos solares possibilitam a redução no uso dos combustíveis fósseis ao mesmo tempo que melhoram a saúde dos utilizadores pela ausência de poluentes e pelo cozimento a temperaturas mais baixas e a vapor, características que preservam o sabor e os nutrientes dos alimentos.

A atividade é dirigida aos alunos das 4 escolas que se inscreveram ainda assim aberta a toda a população que queira descobrir como funciona um forno solar.

O Núcleo Regional da Guarda da Quercus – A.N.C.N. e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda agradecem ainda ao mecenas do concurso: Firm Questions e os apoios da MoviJovem, Science4you e Via Rápida.