24/05/16

Final da 2.ª edição do Concurso de cozinha solar marcada para 21 de maio - parte 2

Decorreu no passado sábado, dia 21 de maio na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda, a final do 2.º Concurso de cozinha solar organizado juntamente entre o Núcleo Regional da Guarda da Quercus – A.N.C.N. e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda.

O tão aguardado dia da final inicialmente prevista para o dia 14 de maio acabou por ser alterada para o último sábado por previsão de melhores condições meteorológicas. Ainda assim e depois de aproximadamente 2 horas de sol praticamente limpo este encobriu ameaçando quase chover. No entanto não foi isso que atrapalhou a exposição dos fornos solares a concurso pelas 4 equipas representadas a saber: Escola Básica de São Miguel, Escola Secundária da Sé e Centro Educativo do Mondego, as 3 do concelho da Guarda, e a Escola Campos Melo do concelho da Covilhã.

O concurso na sua 2.ª edição é dirigido aos alunos do ensino básico e secundário das escolas do distrito da Guarda e este ano alargado às escolas dos concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão. O objetivo é os alunos construírem fornos solares recorrendo a materiais preferencialmente de fácil acesso e reutilizáveis. O concurso está organizado em 3 escalões, consoante o grau de ensino, e as equipas são constituídas no máximo por 3 elementos.

Após um período de demonstração dos fornos e das potencialidades destes foi chegado o momento de atribuir a classificação assim:
Escola e equipa vencedora no escalão A: Escola Secundária da Sé
Escola e equipa vencedora no escalão B: Centro Educativo do Mondego
Escola e equipa vencedora no escalão C: Escola Campos Melo

A equipa da Escola Básica de São Miguel arrecadou o 2.º lugar no escalão A.

Acima dos vencedores e vencidos queremos destacar o envolvimento dos alunos bem como dos professores na 2.ª edição do Concurso. O Núcleo Regional da Guarda da Quercus – A.N.C.N. e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda agradecem ainda ao mecenas: Firm Questions e aos apoios do Concurso: MoviJovem, Science4you e Via Rápida.

Fique atento à 3.ª edição.

Sem comentários:

Enviar um comentário