Atividades realizadas

Maio 2016
Exposição do Desafio Fotográfico "À volta do Noéme" no Centro Comercial La Vie

Em 2015 o Núcleo Regional da Guarda da Quercus – A.N.C.N. em colaboração com a Associação Portuguesa de Educação Ambiental, no âmbito do projeto PROMORIVER, o Movimento Associativo Cultural MACA e o FotoClube da Guarda lançaram o Desafio Fotográfico “À volta do Noéme”. O desafio teve por objetivo evidenciar o estado de poluição em que o rio Noéme se encontra dadas as descargas poluentes que se mantêm incessantemente há vários anos com elevados prejuízos para o ambiente e para as comunidades locais residentes nas margens dos rios Diz e Noéme.

A exposição resultante do Desafio Fotográfico pôde ser vista no Centro Comercial La Vie no mês de maio de 2016.

Fica o vídeo de apresentação da exposição https://www.youtube.com/watch?v=Rj_Xeniy10g.

(Fotografia vencedora de César Jesus) 

22/04/2016
Quercus à Conversa sobre qual o papel do Homem na Natureza?

No próximo dia 22 de abril – simultaneamente o dia em que se comemora o dia da Terra – o Núcleo Regional da Guarda da Quercus A.N.C.N. realizará mais um “Quercus à Conversa” que contará com a presença do Prof. Gastão Antunes. A sessão terá lugar no espaço do Teatro Aquilo a partir das 22h.

O dia da Terra surgiu pela primeira vez numa manifestação realizada no dia 22 de abril de 1970 nos Estados Unidos da América e teve por finalidade criar consciência face aos problemas ambientais de contaminação, necessidade de conservação da biodiversidade entre outras preocupações ambientais para proteger o planeta Terra. A pressão social surgida nessa ocasião levou à criação da Agência de Proteção Ambiental naquele país e à publicação de uma série de leis destinadas à proteção do ambiente.

Inicialmente como um movimento universitário o dia da Terra converteu-se num acontecimento educativo e informativo em que movimentos ambientalistas em particular, e a sociedade no geral, utilizam para questionar face aos problemas que afetam o ambiente local e o planeta, contaminação do ar, água e solos destruição de ecossistemas, espécies de fauna e flora ameaçados, esgotamento de recursos não renováveis. [Fonte: Adaptado de http://essmo-becre.blogs.sapo.pt/89529.html]

Ao longo do debate procuraremos conversar sobre qual o papel que o Homem, enquanto espécie, desempenha no planeta Terra. Terá o Homem ao longo dos séculos exercido um papel de superioridade relativamente às outras espécies? Porque o terá feito? Necessidade de sobrevivência ou ameaça?

O debate conta com o apoio da empresa Firm Questions e iniciar-se-á a partir das 22h00 na sede do Teatro Aquilo. Será antecedido pelo Jantar Popular a partir das 20h30. Os interessados em participar no jantar deverão efetuar a sua inscrição através do contacto 962 550 825.

A iniciativa “Quercus à Conversa”, iniciada em fevereiro de 2014, tem por objetivo despertar consciências para temas ligados ao ambiente e simultaneamente dar a oportunidade à população em geral de participar expressando a sua opinião.



16/04/2016
Rota das Arribas do Águeda

Venha caminhar no Parque Natural do Douro Internacional conhecendo caminhos e veredas nas arribas do rio Águeda, observando a fauna e flora pelo percurso.

Preço : 10€ pessoa, mínimo 4 pessoas, descontos para sócios da Quercus, ATN, Transcudânia
Inicio: 10 horas
Distância: 8 km
Dificuldade: Média
Percurso: Circular
Ponto de encontro: Igreja de Almofala
Inclui: Guia, seguro de acidentes pessoais
Inscrições e informações: rotaseraizes@gmail.com ou 924 433 370


19/03/2016
Workshop de restauro de móveis

O Núcleo Regional da Guarda da Quercus A.N.C.N. e o Teatro Aquilo estão a promover um workshop de restauro de móveis no próximo dia 19 de Março entre as 14h30 e as 18h30. O workshop tem um custo de 14€.

Objectivos:
Esta formação, têm como objectivo, dotar os participantes de um conjunto de técnicas de modo a que sejam capazes de valorizar os móveis que possuem em vez de promover o seu descarte. Por isso se tem um móvel antigo e não sabe o que lhe fazer, mas não o quer deitar fora, este workshop é para si! Venha aprender a transformar os seus móveis antigos! Recuperando o seu aspeto e estrutura e devolvendo-lhes brilho e qualidade originais. Aprenda a dar uma segunda oportunidade ao seu móvel antigo.

O que devem levar os participantes?
Um móvel antigo (p.e. banco, sofá, cadeira, mesinha de cabeceira).
Em caso de dúvida: envie um e-mail para aquiloteatro@gmail.com com uma fotografia do móvel que pretende recuperar.

Acerca do formador:
Fernando Sanchez (Salamanca), encontra-se na Guarda há 4 anos, por onde se encantou, envolvendo-se fortemente com a comunidade e vivendo atualmente na Rapoula.
Foi proprietário da loja Atelier Vintage, La Bohéme e o seu último trabalho de criação e construção foi o Galo, concebido para o Carnaval de 2016, na Guarda.

Este workshop conta com o apoio: Atelier Vintage, Câmara Municipal da Guarda e Beira.pt

Para mais informações ou inscrições através dos contactos: aquiloteatro@gmail.com ou tlm. 962 550 825.


18/03/2016
Quercus à conversa com a Associação de Protecção da Natureza do concelho de Trancoso

No próximo dia 18 de Março o Núcleo Regional da Guarda realizará mais um “Quercus à Conversa” cujo convidado é o Presidente da Associação de Protecção da Natureza do concelho de Trancoso, José Paulo Francisco.

A Associação de Protecção da Natureza do concelho de Trancoso (APNCT) é uma Organização Não-Governamental de Ambiente criada em 1989 e que em 2016 comemorou 27 anos de existência. Têm ao longo dos vários anos implementado inúmeras acções de educação ambiental junto das escolas do concelho de Trancoso, proporcionadas acções de formação a agricultores entre outros estudos e publicações bem como outras actividades de sensibilização ambiental como a campanha “Limpar o Mundo, Limpar Portugal”; colocação de ninhos artificiais para aves; comemorações do dia da floresta; cursos de iniciação à ornitologia e de iniciação ao estudo das plantas autóctones, plantações de árvores; concursos de fotografia.

O Núcleo Regional da Guarda irá assim permitir aos participantes deste debate conhecerem o trabalho desta associação homóloga ao mesmo tempo que conhecerá o trabalho de conservação da natureza que é feito no concelho de Trancoso.

O debate conta com o apoio da empresa Firm Questions e iniciará a partir das 22h00 na sede do Teatro Aquilo que será antecedido pelo Jantar Popular a partir das 20h30. Os interessados em participar no jantar deverão efectuar a sua inscrição através do contacto 962 550 825.

A iniciativa “Quercus à Conversa” iniciada em Fevereiro de 2014 tem por objectivo despertar consciências para temas ligados ao ambiente e simultaneamente dar a oportunidade à população em geral participar dando a sua opinião.


26/02/2016
Quercus à Conversa sobre tecnologias do ambiente 

No próximo dia 26 de Fevereiro o Núcleo Regional da Guarda realizará mais um debate “Quercus à Conversa” e cujos convidados são Filipe Caetano(1) e Pedro Reis(2).

A proliferação de dispositivos computacionais é hoje em dia elevadíssima devendo o utilizador procurar tirar partido delas nas mais variadas tarefas do dia-a-dia. O próximo “Quercus à Conversa” vai dar a conhecer 3 ferramentas tecnológicas [iRain(3), iEcoSys(4) e iAq(5)] desenvolvidas no Instituto Politécnico da Guarda com elevada preocupação ambiental.

O debate conta com o apoio da empresa Firm Questions(6) e iniciará a partir das 22h00 na sede do Teatro Aquilo que será antecedido pelo Jantar Popular a partir das 20h30. Os interessados em participar no jantar deverão efectuar a sua inscrição através do contacto 962 550 825.


A iniciativa “Quercus à Conversa” iniciada em Fevereiro de 2014 tem por objectivo despertar consciências para temas ligados ao ambiente e simultaneamente dar a oportunidade à população em geral participar dando a sua opinião.

Notas:
(1) Licenciado em Engenharia informática em 2007 e Mestre em Computação Móvel pelo Instituto Politécnico da Guarda. Desempenhou funções de Analista Programador na PT inovação (2007-2008). Realizou tarefas de investigação no projeto Magickey do Instituto Politécnico da Guarda (2008-2012), nas áreas da electrónica de controlo e reconhecimento de voz. É de momento colaborador da Magickey, Lda onde é Analista Programador. Participou em diversos encontros de carácter técnico-científico, cursos, seminários e artigos. Foi investigador associado do Centre for Aerospace Sciences and Technology (CAST) e do Centro de Investigação em Sistemas Electromecatrónicos (CISE) ambos da Universidade da Beira Interior onde realizou investigação aplicada de sistemas de proteção ambiental. Formador de módulos de Cursos de Especialização Tecnológica no Instituto Politécnico da Guarda.

(2) Engenheiro Informático a concluir a Tese de Mestrado de Computação Móvel no Instituto Politécnico da Guarda. Investigador com artigos nacionais e internacionais publicados, autor da patente do IEcoSys publicada pelo INPI e Formador de Informática.

(3) iRain – intelligent Rain – tem por objectivo garantir, de forma autónoma e eficiente, a rega de espaços verdes em ambiente urbano. O sistema consiste numa rede de sensores e actuadores, com comunicação sem fios, e no software de controlo para o armazenamento e disponibilização dos dados de monitorização num portal próprio em tempo real.

(4) iEcoSys – Intelligent Ecologic System – consiste numa ferramenta tecnológica que identifica individualmente o lixo produzido, utilizando TAGs RFID incorporadas nos sacos do lixo. Ao depositar os resíduos, o ecoponto identifica e pesa cada saco e a informação recolhida é enviada para um servidor recorrendo a tecnologia Zigbee. Chegada a informação ao servidor é inserida na base de dados tornando possível consultar no portal iEcoSys os resíduos depositados e inclusive encomendar novos sacos. Promover a sustentabilidade alterando o paradigma de receber pelo lixo reciclado ao invés de pagar o lixo produzido, constitui o contributo deste sistema.

(5) iAq – é uma tecnologia integrada, que combina sensibilidade, flexibilidade e precisão de medição em tempo real, permitindo evolução significativa nos controlos de qualidade vigentes. De uma forma geral, a qualidade de ambientes interiores (QAi) abrange o conforto térmico, o conforto visual e a qualidade do ar. Nestes termos, parâmetros ambientais como sejam a temperatura e a humidade do ar, a velocidade do ar, o nível de iluminação e as concentrações de poluentes são determinantes para uma adequada avaliação da QAi.

(6) http://www.firmquestions.pt/


31/01/2016
Inquérito “Somos nós que precisamos da Natureza e não a Natureza de nós”

“(…) Somos nós que precisamos da Natureza e não a Natureza de nós (…)” são palavras da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) no âmbito da Cimeira das Nações Unidas sobre a Agenda para o Desenvolvimento pós-2015 realizada em Nova Iorque entre 25 e 27 de Setembro de 2015.

Em 2015 realizou-se também, entre 30 de Novembro e 11 de Dezembro, a 21.ª Conferência Mundial do Clima em Paris, França. Tratou-se de um evento crucial para se atingir um acordo climático internacional, aplicável a todos os países, com o objectivo de manter o aquecimento médio global abaixo dos 2ºC. Pode consultar um balanço da referida Conferência aqui.

Neste sentido o Núcleo Regional da Guarda da Quercus - A.N.C.N. convidou todos os interessados a responder a um inquérito sobre o principal meio de transporte que utiliza diariamente e a calcular as emissões de CO2. O tratamento dos dados pode ser consultado aqui.



04/12/2015 
Quercus à conversa “Produção de bovinos em regime extensivo e modo biológico” 


No próximo dia 04 de Dezembro o Núcleo Regional da Guarda realizará mais um debate “Quercus à conversa” cujo convidado é o Eng. António Cerca(1) sobre o tema acima indicado.

A pecuária biológica é uma forma de produção “alternativa” que permite a obtenção de produtos de qualidade num sistema de produção em que é privilegiado o bem-estar animal e o equilíbrio com o meio ambiente.

Segundo Naturlink(2) existem em Portugal condições bastante favoráveis para a conversão para uma pecuária biológica, dadas as características naturais, os sistemas tradicionais, extensivos, baseados na utilização de pastagens e forragens, a disponibilidade de área e a existência de valiosos conhecimentos tradicionais e de sistemas de produção em que os animais estão bem adaptados.

O debate conta com o apoio da empresa Firm Questions(3) e iniciará a partir das 21h30 na sede do Teatro Aquilo que será antecedido pelo Jantar Popular a partir das 20h30. Os interessados em participar no jantar deverão efectuar a sua inscrição através do contacto 962 550 825.

Notas:
(1) Eng. António Cerca é formado em zooctenia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, é sócio fundado do Núcleo Regional da Guarda da Quercus, produtor de bovinos em regime extensivo e modo de produção biológico, naturalista por gosto e convicção.

(2) http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Opiniao/content/Pecuaria-Biologica--uma-alternativa-viavel?bl=1&viewall=true (26/11/2015)

(3) http://www.firmquestions.pt/


23/11/2015
Visita técnica à ReciGuarda

No próximo dia 23 de Novembro o Núcleo Regional da Guarda promove mais uma visita técnica desta vez à empresa ReciGuarda – Desmantelamento e Comércio de Peças, Lda localizada na Estrada Municipal de João Bravo. A visita iniciará por volta das 11h e tem duração prevista de 1 hora.

O objectivo desta visita, aberta à população em geral mas sujeita a inscrição, é conhecer o processo de desmantelamento de uma viatura em fim de vida e verificar como é feita a triagem dos diferentes resíduos e a extracção dos componentes perigosos e prejudiciais para o ambiente.

Estas visitas pretendem constituir-se uma oportunidade mútua para as entidades e os participantes na medida em que podem promover relações futuras entre ambos os intervenientes.

As inscrições podem ser feitas através dos contactos habituais 931 104 568 ou guarda@quercus.pt e têm um valor simbólico (entrada livre para sócios da Quercus com as quotas em dia e 1€ para não sócios).

[Fonte da imagem: http://www.ambigroup.com/index.php?option=com_content&task=view&id=88&Itemid=82]

16/09 a 04/10/2015
Exposição 

No âmbito das comemorações dos 30 anos da Quercus encontra-se exposta em Celorico da Beira a exposição "Na Serra" da autoria de Hugo Figueiredo.

Trata-se de “uma selecção de imagens capturadas ao longo de 10 anos que permite mostrar uma perspectiva diferente da Serra da Estrela. O intuito é dar a conhecer a serra em diferentes estações do ano, assim como a sua beleza, que não se fica só pelas paisagens, mas também pela biodiversidade que nela ocorre”.

Mais informações em
http://www.cm-celoricodabeira.pt/actualidade/agendadeeventos/Paginas/exposio-na-serra.aspx


05/06 a 15/08/2015
Desafio Fotográfico "À volta do Noéme"

No dia 5 de Junho o Núcleo Regional da Guarda em colaboração com a Associação Portuguesa de Educação Ambiental, no âmbito do projecto PROMORIVER, o Movimento Associativo Cultural MACA e o FotoClube da Guarda, no âmbito das comemorações do seu 3.º aniversário, lança o Desafio Fotográfico “À volta do Noéme”.

Este Desafio tem por objectivo evidenciar o estado de poluição do rio Noéme e resultará no fim uma exposição a realizar ainda no corrente ano. As inscrições decorrem de 5 de Junho a 15 de Agosto e poderão ser feitas através de e-mail para guarda@quercus.pt ou guarda.maca@gmail.com, através do telemóvel 931 104 568 e ainda directamente na sede do MACA (todos os dias das 9h-13h e das 14h-18h, Avenida Comandante Salvador Nascimento n.º1).


Para mais informações através dos contactos 931 104 568 ou guarda@quercus.pt.



02/08/2015
Jornada dupla no Festival Angel Art | 2 de Agosto

No próximo dia 2 de Agosto o Núcleo Regional da Guarda e a Cooperativa Sonheiro vão realizar uma dupla jornada de actividades no Festival Angel Art na Faia.

Trata-se de um evento anual onde a música, dança, teatro e vários workshops se combinam. O festival decorre entre os dias 1 e 8 de Agosto na freguesia da Faia, concelho da Guarda.

A jornada dupla inicia pelas 10h com uma demonstração de cozinha solar onde os próprios participantes do Festival e outros interessados no tema poderão cozinhar em fornos solares. No período da tarde (17h-20h) decorrerá uma oficina de construção de mobiliário a partir de paletes. Nesta segunda actividade é sugerido aos participantes levarem roupa para trabalhar com madeira e se possível luvas, óculos e máscara. Este segundo workshop tem um custo de 5,00€ para sócios da Quercus e 7,50€ para não sócios.


Para inscrições e/ou mais informações podem contactar através dos seguintes números: 931 104 568 (demonstração de cozinha solar) e 271 920 268 (oficina de mobiliário de paletes).




08 e 09/06/2013

Curso de Identificação de Aves de Montanha

28/04 a 03/11/2013
Caminhadas pela Quercus 2013


16/03 e 06/04/2013
2 sábados 2 workshops de cozinha vegetariana

O Núcleo Regional da Guarda da Quercus vai realizar nos sábados 9 e 16 de Março 2 workshops de sensibilização ambiental.

O primeiro (workshop de introdução à cosmética natural) marcado para 9 de Março (14h00-1730) tem por objectivo incentivar os participantes a criarem produtos cosméticos a partir de produtos naturais e de procedimentos simples. Pretende-se que no final do workshop os participantes sejam capazes de elaborar e saber aplicar cosméticos naturais básicos. Este workshop tem um custo de 15€ e já inclui os materiais a utilizar na formação.

O segundo workshop (cozinha vegetariana) marcado para 16 de Março (14h30-21h00) permitirá aos participantes confeccionarem dois pratos vegetarianos ao mesmo tempo que poderão esclarecer todas as dúvidas sobre este tema com a formadora. O workshop tem um custo de 12,50€ e já inclui todos os alimentos necessários.


Ambos os workshops realizam-se na Quinta da Maúnça. As inscrições ou pedido de informações podem ser feitos através do tlm. 931 104 568 ou e-mail guarda@quercus.pt.






09/03/2013
Workshop de Introdução à cosmética natural

Apresentação: Nada substitui o brilho saudável que resulta de cuidarmos de nós próprios de forma natural. E encontrarmos na natureza todas as respostas para cuidado do rosto e do corpo.
O que lhe propomos neste workshop é a descoberta do prazer de elaborar e aplicar os seus próprios produtos a partir de ingredientes naturais e procedimentos simples.
Objetivo Geral: No final do workshop, os participantes deverão ser capazes de elaborar e saber aplicar cosméticos naturais básicos.
Conteúdos gerais:
- Vantagens dos cosméticos naturais;
- Ingredientes e matérias necessários;
- Tipos de pele e cuidados básicos de rosto e corpo;
- Demonstração de algumas receitas para elaboração de cosméticos naturais;
- Loções de Limpeza;
- Esfoliantes rosto e corpo;
- Máscaras corpo, mãos;
- Máscaras cabelo

Duração: 4 horas
Horário: 14:30 às 18:30 horas
Local: Quinta da Maunça, Rasa 6300 Guarda
Públio alvo: Publico Geral
Pré Requisitos: Maiores de 15 Anos
N. Participantes: Mínimo 12; Máximo 16

Informações: guarda@quercus.pt
Preço por Formando: 30 euros
Recursos Materiais: Os materiais a utilizar pelos formandos serão disponibilizados na formação
Formadora: Irene Morais irene.c.morais@gmail.com | 918 265 974



08/12/2012
Workshop de reutilização criativa - Natal | 8 de dezembro | 14h-19h| Quinta da Maunça

O workshop “reutilização criativa” dará a oportunidade aos participantes de olharem para os materiais do dia-a-dia, considerados muitas vezes lixo, como uma oportunidade para criarem algo de novo. O resultado será visível, palpável e útil, podendo ser levado para casa e utilizado.

Os participantes poderão trazer alguns materiais que tenham em casa ou que guardem até lá. A título de exemplo: tubos de rolo de papel, caricas, rolhas de cortiça, molas de roupa, retalhos, camisolas velhas, sacos de plástico, caixas de ovos, cápsulas de café, embalagens tetra pak, garrafas de plástico.

Nesta 1.ª edição do workshop de reutilização criativa será dado especial atenção ao Natal. Tendo os participantes a oportunidade de construírem eles próprios alguns presentes de Natal.

O evento realiza-se no dia 8 de dezembro entre as 14h e as 19h na Quinta da Maunça. O preço são 10€. Inscrições e/ou informações através do e-mailguarda@quercus.pt ou telemóvel 931 104 568.




05/12/2012
Sessão de esclarecimento "Saiba o que vai mudar na eletricidade a partir de 1 de janeiro de 2013"
Auditório da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço da Guarda
15h e as 18h30

Com o fim das tarifas reguladas, marcado para o próximo dia 31 de dezembro de 2012, os consumidores domésticos de eletricidade terão obrigatoriamente de efectuar um novo contrato de eletricidade.

Até dezembro de 2015 decorrerá um período de transição durante o qual, trimestralmente, serão afixadas tarifas transitórias que agravarão o valor da factura de eletricidade, com o objetivo de induzir a passagem dos clientes para o mercado livre.

O contrato com um novo comercializador de eletricidade não implica a troca do contador, nem a interrupção do fornecimento de eletricidade, sendo a sua alteração totalmente gratuita.

O Núcleo Regional da Guarda da Quercus A.N.C.N. procura assim esclarecer a população local sobre as alterações previstas a partir de 1 de janeiro de 2013.


Dezembro/2012
Exposição de Eco-Efeites de Natal

O verdadeiro espírito de transformação do Natal

O nosso “lixo” não é jogado “fora”: ele permanece “dentro” do planeta.

O Natal é uma época mágica, uma festa que empolga as pessoas e contamina o os seres humanos. A comemoração inspira-nos à confraternização, ao desejo de felicidade, votos de alegria e, aproveitando isso, é um óptimo momento de reflexão sobre meio ambiente. Uma tradição do Natal é a decoração de casas, edifícios, escolas, ruas, prédios comerciais e o que mais a imaginação ditar com enfeites que representam a data, como guindaras e a tradicional árvore de Natal.

Neste sentido a Quercus – Núcleo Regional da Guarda aceitou um desafio do Município da Guarda, pretendia-se confeccionar enfeites natalício através utilização de materiais recicláveis. Assim, matérias-primas descartadas não irão para o lixo e o meio ambiente é preservado.

Com este objectivo, através de diversos workshops em diversas instituições de solidárias, Ana Pinheiro, voluntária da Quercus, orientou a concepção enfeites de natal. Garrafas pets, garrafas de vidro, jornal, tampinhas de garrafas e outros materiais foram utilizados com criatividade e transformados em peças natalícias. As peças, além de enfeitar, também chamam atenção por estimular a consciencialização sobre a importância de preservar o meio ambiente. O resultado desta iniciativa está patente no Município da Guarda.

Importa realçar que a ideia de decoração natalícia com materiais recicláveis está cada vez mais difundida. É uma alternativa que une criatividade, baixo custo e, principalmente, consciência ecológica. Existem muitas ideias de enfeites natalícios que podem ser executadas por qualquer pessoa para enfeitar a casa, a rua, o ambiente de trabalho de forma única e especial.
Com este trabalho, A Quercus pretende despertar um novo olhar sobre as coisas que estão ao nosso redor, valorizando a percepção que materiais, como a garrafa e o jornal, não são “lixo”, mas uma possibilidade de transformação.

A Quercus deixa aqui a mensagem de que nosso “lixo” não é jogado “fora”: ele permanece “dentro” do planeta.


20/10/2012
Workshop de cozinha vegetariana

Se tem curiosidade em aprender a confeccionar pratos que o farão ver os vegetais com outros olhos, todos eles muito saudáveis e totalmente vegetarianos, participe neste workshop organizado pelo Núcleo Regional da Guarda da Quercus, que decorrerá no dia 20 de Outubro, entre as 14h30 e as 22h, na Quinta da Maúnça, Guarda. Saiba aqui como participar.

Serão confeccionados dois pratos diferentes e uma sobremesa. No final do workshop, será servido um jantar com os pratos confeccionados.

Preço: 12,50€ já inclui todos os alimentos necessários.


12 a 30/09/2012
Exposição de “Desenvolvimento Sustentável” e “Alterações Climáticas” no Centro Coordenador de Transportes da Guarda

Com a primeira exposição pretende-se informar a população pública em geral sobre os níveis de desenvolvimento atuais. Em contrapeso com um desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades (conceito de desenvolvimento sustentável definido em 1987). Significa ainda possibilitar às pessoas, agora e no futuro, atingirem um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da Terra e preservando as espécies e os habitats naturais.

Com a segunda exposição relativa às alterações climáticas pretende-se alertar a população para a variação do clima numa escala global ao longo do tempo. Estas variações dizem fundamentalmente respeito a mudanças de temperatura, precipitação, nebulosidade e outros fenómenos climáticos.

As referidas exposições estão cedidas a título de empréstimo ao Núcleo Regional da Guarda da Quercus A.N.C.N. pela Agência Portuguesa do Ambiente.



21 e 28/07, 25/08 e 08/09/2012
Itinerário das Renováveis

Naquele que é o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos, o Núcleo Regional da Guarda da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda, lança a 1.ªedição do Itinerário das renováveis a realizar pelo concelho da Guarda.

Trata-se de um conjunto de visitas técnicas que todos os interessados poderão participar e conhecer de perto um sistema integrado de energia solar e energia eólica desenvolvido na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, o funcionamento de um parque eólico e de uma barragem.

As datas apontadas são:
21 de Julho (9h30-12h30) Visita à ESTG_IPG e parque eólico
28 de Julho (9h30-12h00) Visita à barragem do Caldeirão
25 de Agosto (9h30-12h00) Visita à barragem do Caldeirão
8 de Setembro (9h30-12h30) Visita à ESTG_IPG e parque eólico

O ponto de encontro é feito junto dos locais de visita, à hora marcada.

As visitas técnicas são gratuitas no entanto de inscrição obrigatória. Para inscrições e/ou informações através do endereço guarda@quercus.pt ou através do telemóvel 931 104 568.



05/05/2012
O Núcleo Regional da Guarda da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda e a empresa ENAT – Energias Naturais, realizarão no próximo dia 5 de maio (sábado) no jardim José de Lemos, na Guarda, um workshop de construção de fornos solares.

Esta acção insere-se no projecto Dias Europeus do Sol que tem por objectivo promover, por toda a Europa, o uso do sol como fonte de energia significativa. Em 2012, os Dias Europeus do Sol
realizam-se de 1 a 13 de maio e em Portugal a APISOLAR – Associação Portuguesa de Indústria Solar é a entidade coordenadora das diferentes actividades.

O Núcleo da Guarda tinha assim o dever de participar e de se envolver num projecto de âmbito nacional e internacional. Assim desafiamos todos os interessados em fornos solares, de tecnologias
de baixo custo a participarem nesta atividade de construção do seu próprio forno solar. Onde poderão também experimentar cozinhar os seus próprios alimentos num forno solar (por exemplo:
maçãs, pizza congelada, chouriço).

Cada participante deverá trazer os materiais necessários para cada forno, materiais fáceis de ter ou de encontrar em qualquer papelaria: 1 caixa de cartão, papel aluminizado, material isolante
(roofmate ou corticite ou cartão), cola madeira, 1 vidro, 1 panela preta e um recipiente de vidro (para re-criar o efeito de estufa).

Programa da actividade:
09h30 Recepção dos participantes
09h45 Construção dos fornos solares
10h00 Confecção de uma refeição a partir de outros fornos solares já preparados
13h30 Prova dos alimentos confeccionados
14h00 Fim da actividade de construção de fornos solares.
14h15 Exposição de tecnologias com recurso à energia solar da empresa ENAT

Para mais informações através do e-mail: guarda@quercus.pt ou através do telemóvel 931 104 568


24/03/2012
Caminhada pelo Castanheiro do Guilhafonso 

As acções de sensibilização são uma ferramenta importante para se fomentar uma mudança de atitudes, com vista a comportamentos mais sustentáveis. Apesar da sensibilização por si só não levar a mudanças permanentes, é um passo importante para a consciencialização dos cidadãos relativamente aos problemas ambientais contemporâneos.

Neste sentido o Núcleo da Quercus – Guarda vai levar a cabo um conjunto de acções de sensibilizações de formar a sensibilizar os cidadãos da Guarda. Um exemplo deste tipo de acções é a “ caminhada do dia da árvore” uma iniciativa que pretende alertar para a importância das árvores inserida num meio ambiente que é de todos e para todos. Neste contexto escolhemos um trilho que nos leva ao Castanheiro do Guilhafonso, um do belo exemplar. Todos nós assistimos a uma tentativa de alertar para os problemas que esta árvore está a passar, e neste sentido num ato puramente simbólico iremos plantar um castanheiro no mesmo local. Inserido nesta caminhada, pretendemos ainda assinalar o dia do “Limpar Portugal."



17/03/2012
Oficina de Reciclagem Enfeitar a Páscoa - Guarda

No dia 17 de Março, sábado, o Núcleo da Guarda da Quercus propõe uma actividade para toda a família.

Trata-se da Oficina de Reciclagem "Enfeitar a Páscoa", que pretende contribuir para a formação da cidadania do ponto de vista ambiental e desenvolver a criatividade na produção de objectos decorativos desta quadra, a partir da reutilização de materiais recicláveis.
Data: 17 de Março de 2012
Hora: das 14:00 às 19:00
Preço: 5 Euros
Destinatários: Público em geral 
Mais informações e inscrições: guarda@quercus.pt

11 e 12/02/2012
CURSO DE FORMAÇÃO: Educador Ambiental

O Núcleo da Guarda da Quercus organiza, no fim-de-semana de 11 e 12 de Fevereiro 2012 , o Curso de Formação para Educador Ambiental, que fornecerá conteúdos teóricos e metodologias práticas sobre o que é ser, hoje em dia e à luz das necessidades das sociedades actuais, um educador ambiental. Inscreva-se!

Aquele que se intitula de Educador Ambiental assume uma importância de extrema relevância, a nível de preparação, comunicação e divulgação através de “campanhas/investigação” integradas no âmbito da informação e divulgação ambiental.

De acordo com a Comissão Europeia, existe um crescente no recrutamento de educadores ambientais por entidades e empresas privadas de diferentes áreas conscientes de que "a promoção da educação e da formação para apoiar a implementação de novas tecnologias e práticas laborais" passa cada vez mais por uma compatibilidade equilibrada com o ambiente, correspondendo às exigências de mercado e consumo de um modo cada vez mais sustentado em que se exige uma reorganização e estruturação de mentalidade na adopção de um comportamento ambientalmente consciente.

Conteúdos programáticos
1. Fundamentação histórica da Educação Ambiental
1.1. Contexto social e institucional
1.2. Conceito e objectivos
1.3. Concepções contemporâneas

2. A crise ambiental e as respostas da sociedade
2.1. A crise ambiental: perspectiva desde as teorias do desenvolvimento
2.2. Os grandes problemas ambientais da sociedade contemporânea
2.3. As respostas sociais aos problemas ambientais

3. Actuação da Educação Ambiental
3.1. Formas de actuação da educação ambiental
3.2. A educação ambiental na sociedade actual: formal, não formal einformal
3.3. A Agenda 21 Local e Escolar e as estratégias de educação ambiental4. Metodologias, técnicas a desenvolver em Educação Ambiental
4.1. Recursos e equipamentos
4.2. A interpretação ambiental
4.3. Jogos e técnicas de simulação aplicadas à educação ambiental
4.4. Caso prático: desenvolver um projecto de educação ambiental


04/02/2012
Oficina de Reciclagem - Mascarar o Carnaval

Uma actividade que pretende contribuir para a formação da cidadania, do ponto de vista ambiental , ao mesmo tempo que se pretende desenvolver a criatividade na produção de objetos decorativos para a festividade que se aproxima, a partir da reutilização de materiais recicláveis;
Sábado, 4 de Fevereiro de 2012

Uma actividade que pretende contribuir para a formação da cidadania, do ponto de vista ambiental , ao mesmo tempo que se pretende desenvolver a criatividade na produção de objetos decorativos para a festividade que se aproxima, a partir da reutilização de materiais recicláveis;

Destinatários: Público em geral
Duração: 5 Horas
Custo: 5 €


05/12/2011
Plantação na Faia Brava com Aldeia SOS
No dia 5 de Dezembro vamos levar Aldeia SOS a plantar árvores na Faia Brava.
Junte-se a nós....




03/12/2011
Plantação em Numão

Numão, aldeia do concelho de Vila Nova de Foz Côa, plantada em pleno Douro Superior, realiza mais uma acção de sensibilização junto de diferentes públicos em prol de uma maior consciência pelos valores naturais.

Falamos de um desafio levada a cabo pela Junta de Freguesia de Numão e pela Quercus - Núcleo regional da Guarda,  a Reserva da Faia Brava e a  Transumância e Natureza  realiza no próximo dia 3 de Dezembro onde o convite é para que todos plantem uma árvore.

Desta jornada, cujo o horizonte é fazer nascer um espaço verde nesta aldeia .....


15/10/2011
Apanha de bolota

No dia 15 realizou se mais uma actividade, com o apoio da Associação GPS - Guarda para Sempre.

Foram apanhados 100 kg de bolotas de carvalho Negral.




01/10/2011
Fim-de-semana de observação de aves: As aves rupícolas e aquáticas de interior

1 de Outubro, 10h-17h, em Almofala (Figueira de Castelo Rodrigo)
O objectivo desta atividade passa por observar e identificar o máximo de aves que existem em 2 tipos de habitats distintos: o vale escarpado do Rio Águeda e a barragem da Almofala.

Esta época é favorável para observação de aves que se encontram em migração e que podem não se ver com tanta facilidade durante os períodos do ano.

Guia: Eduardo Realinho
Destinatários: Entusiastas de Observação de Aves e Amantes da Natureza
Início: 10horas
Fim: 17 horas
Limitado a 10 pax
Recomendações: levar material óptico, bem como água e roupa e calçado confortável
Gratuito
Informações/ inscrições: guarda@quercus.pt


24/09/2011
Apanha e partida tradicional da amêndoa
9h-17h, em Numão (Vila Nova de Foz Côa)

No âmbito do projecto "Por uma floresta melhor!" o Núcleo Regional da Guarda da Quercus A.N.C.N. em parceria com a Junta de Freguesia de Numão, vão levar a cabo mais uma acção. Trata-se de uma "Apanha e partida tradicional da amêndoa."

Esta iniciativa irá decorrer na freguesia de Numão, concelho de Vila Nova de Foz Côa. A amêndoa é de primordial importância neste concelho, e permite o título justo de "capital da amendoeira." com esta iniciativa, a Quercus pretende chamar atenção para a perda de peso da cultura da amêndoa na economia local, uma vez tem vindo a diminuir drasticamente, correndo mesmo o risco de abandono.

Pretende-se então promover uma apanha tradicional, no interior do castelo de Numão, num amendoal que terá sido plantado no final do século XIX; aproveite e venha passar um dia diferente connosco

Informações/inscrições: jfnumao@iol.pt ou guarda@quercus.pt


09/07/2011
Por uma floresta melhor: Limpeza do Castelo de Numão

A Junta de freguesia de Numão(concelho de Vila Nova de Foz Côa) e o Núcleo da Quercus da Guarda se uniram para maximizar esforços e recursos humanos. Pretende-se que esta ação constitua um projeto dinamizador da ação cultural e ambiental da região. A componente ambiental, lúdica e pedagógica constitui ainda uma importante vertente de todo o projeto.

Tratar-se-á de um movimento cívico que pretende através da participação voluntária de pessoas particular promover a educação ambiental e refletir sobre a problemática dos lixos espalhados, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento (in)sustentável.

Inscrições: Centro Interpretativo de Numão / Quercus Guarda
Email: jfnumao@iol.pt / guarda@quercus.pt


05, 06 e 07/07/2011
Por uma floresta melhor: Workshop de escrita criativa

O Núcleo Regional da Guarda realizou em colaboração com o Aquilo Teatro um workshop de escrita criativa. Dias 5, 6 e 7 de Julho 2011

A participação é gratuita mas deverá ser oficializada até ao dia 4 de Julho (o dia da independência dos EUA) através dos e-mails guarda@quercus.pt ou aquilo.teatro@sapo.pt ou ainda pelos telemóveis 931 104 568 ou 962 550 825.


23/04/2011
Para comemorar o dia da Terra (22 de Abril de 2011) a Transcudânia e o Núcleo da Quercus Guarda organizando o evento Saída "Pé n´A Terra", no dia 23 de Abril no percurso do Espírito Santo na Serra da Malcata.

Vai ser um percurso de duas horas para registar toda a biodiversidade existente neste percurso.

Venha dai, traga a máquina fotográfica e guias, vamos aprender uns com os outros e descobrir a biodiversidade da serra.



26/03/2011
Observação de Aves

Objectivo: observar as aves que percorrem o vale escarpado do Rio Águeda e as aves aquáticas de interior, acrescentando as espécies que estão a regressar da migração
Local Capela de Santo André, Almofala e barragem Sta Maria de Aguiar, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda
Horas e ponto de encontro: 10 horas na entrada da aldeia de Almofala

O que levar: almoço volante, água, calçado e roupa adequada para pequenas caminhadas, chapéu, binóculos e guia de campo de aves

Guia : Eduardo Realinho
Preço:
Sócios grátis
Não sócios : 5 euros
Inscrições e informações: guarda@quercus.pt


18/04/2010 
Percurso na Reserva da Faia Brava (ATN & Quercus)

A Associação Transumância e Natureza (ATN) e a Quercus – Núcleo Regional da Guarda convidam-o para uma viagem ao património natural e cultural do vale do Côa, percorrendo caminhos antigos usados por moleiros e pastores, nos tempos em que este vale pulsava de vida humana.

Durante esta saída de campo terá a oportunidade de observar paisagens magníficas de escarpas, veredas, lameiros e linhas de água, com cores diferentes, consoante a estação do ano. Sobre as fragas do Côa pairam também aves emblemáticas, como o grifo ou a águia-real, e com alguma sorte poderá também descobrir algumas aves ameaçadas, como a águia-de-bonelli, o abutre-do-egipto e a tímida cegonha-preta. Todas estas aves nidificam nas escarpas do rio Côa. Outros pontos de interesse deste percurso são elementos do património arquitectónico local: os pombais tradicionais, casebres tradicionais e caminhos estreitos ladeados por muros de pedra. Terá também tempo para conhecer o projecto de conservação da ATN no vale do Côa, a Reserva da Faia Brava.

Características do percurso: 10km de percurso circular, a pé.
Ponto de Encontro: 10h – Igreja de Algodres. 
Os participantes devem levar a sua viatura até Algodres, local onde se inicia o percurso.
O que trazer? Botas de montanha ou calçado desportivo, roupa confortável (de preferência em tons neutros), chapéu ou gorro, almoço-volante e água, máquina fotográfica, binóculos.

27 e 28/10/2007
Curso de Iniciação a Fotografia

A Associação Transcundânia em conjunto com a Quercus Núcleo da Guarda com o objectivo de promover e dinamizar o concelho do Sabugal bem como o seu património Historico-Natural realizará nos dias  27 e 28  de  Outubro um  CURSO DE INICIAÇÃO Á FOTOGRAFIA  conduzido pelo formador António Luís Campos freelancer da National Geographic. O curso terá um custo de 80€ onde se incluíra, inscrição no respectivo curso, dormida de uma noite, almoço de sábado, documentação e certificado, 55 € sem dormida.

Para mais informações e inscrições contactar associação  Transcundânia:
http://www.transcudania.com/ ou transcundania@gmail.com ou ainda 271 105 780.

Quercus – Núcleo da Guarda
http://guarda.quercus.pt/  ou guarda@quercus.pt ou 931 104 568. 

1 comentário:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderEliminar