Exposição do Desafio "Como resolver o problema dos incêndios florestais?"
Os incêndios florestais são considerados atualmente um dos maiores problemas ambientais do nosso País. No distrito da Guarda, entre 1 de janeiro e 15 de outubro de 2014, a área ardida foi de 5 235 hectares. Em 2015, e segundo o 9.o relatório provisório de incêndios florestais do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, entre 1 de janeiro e 15 de outubro a área ardida foi de 11 889 hectares, o que se traduz num aumento de 127% relativamente ao ano anterior, colocando o distrito da Guarda no primeiro lugar em termos de área ardida.
É por isso urgente encontrar soluções inovadoras e criativas que reduzam o risco de incêndio e protejam a nossa floresta. Nesse sentido, o Núcleo Regional da Guarda da Quercus em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas/Departamento de Conservação da Natureza do Centro e com o apoio da empresa Gesflopor – Gestão florestal de Portugal, Lda, lançaram este desafio o qual pretendeu envolver o maior número de crianças entre os 6 e os 10 anos que frequentam espaços de ATL do concelho da Guarda, para desenharem e/ou escreverem sobre possíveis soluções para os incêndios florestais.
Findo o período de entrega, de mais de 130 trabalhos e de avaliação dos mesmos, estão reunidas as condições de inaugurar a exposição com os 33 trabalhos mais votados, na próxima segunda-feira, dia 25 de julho, entre as 10h30 e as 11h30, no átrio do Instituto Português do Desporto e da Juventude da Guarda, pelo que aproveitamos o ensejo para convidar todos quantos tiverem interesse e curiosidade. A exposição estará patente ao público até final do mês de agosto. É ainda de realçar que a organização decidiu premiar um trabalho vencedor de cada ano escolar.
Os melhores trabalhos de cada ano receberão:
Aluno do 1.º ano: Livro "Era uma vez um urso no Gerês";
Aluno do 2.º ano: Livro "A Gota de água que precisou de tomar banho";
Aluno do 3.º ano: jogo didáctico da Science4You;
Aluno do 4.º ano: Livro "Ambiente para jovens";
Todos os ATL's receberão um certificado de participação.
Caso seja necessário algum esclarecimento adicional estamos disponíveis através dos seguintes contactos:
Quercus (Bruno Almeida) 931 104 568 ou guarda@quercus.pt
ICNF (Eng. António Borges) antonio.borges@icnf.pt
Diretor-Geral Gesflopor (Luís Gonçalves) 965 079 397 ou luis.goncalves.gesflopor@gmail.com