10/11/12

Comunicado | Quercus atualiza categorias de máquinas de lavar roupa e loiça em www.topten.pt‏


 logo quercus logo topten

Aplicando critérios mais exigentes
Quercus atualiza categorias de máquinas de lavar roupa e loiça em www.topten.pt

Estão atualizadas as categorias de máquinas de lavar roupa e de lavar loiça para uso doméstico em www.topten.pt, uma ferramenta online, gerida pela Quercus, que permite aos consumidores conhecer os modelos mais eficientes à venda no mercado português, em várias categorias de produtos. 
Máquinas de Lavar Roupa: 23 produtos e 10 marcas
Com a atualização desta categoria, o Topten.pt passa a contar com 23 máquinas de lavar roupa, distribuídas por 10 marcas e três sub-categorias, de acordo com a sua capacidade de carga ser igual, inferior ou superior a 8 kg. A Míele, a LG e a AEG são as marcas mais representadas, numa seleção em que ficou patente uma maior capacidade das máquinas lançadas no mercado. Este fator acentua a necessidade de fazer uma compra ponderada e adequada à dimensão do agregado familiar, sendo que as máquinas com capacidade de carga superior a 8 kg são recomendadas apenas para famílias numerosas.
Em termos de critérios de seleção, esta atualização trouxe uma maior exigência, sendo as classes de eficiência energética das máquinas selecionadas de A++ e A+++ (a mais baixa no mercado é de A) e, na centrifugação, sempre de classe A.

Máquinas de Lavar Loiça: 70 produtos e 13 marcas
Outra categoria também atualizada foi a relativa às máquinas de lavar loiça, registando-se 70 produtos neste grupo, distribuídos por 13 marcas e também três sub-categorias, de acordo com o tipo de instalação e capacidade da máquina. Uma novidade nesta categoria é precisamente o maior número de subcategorias, permitindo adequar as listagens às diversas necessidades dos consumidores que consultem o Topten.pt.

A Fagor, a Míele e a Siemens são as marcas mais representadas após a atualização desta categoria, que envolveu também critérios mais exigentes na seleção dos produtos. As classes de eficiência energética dos produtos variam entre A++ e A+++ (sendo a mais baixa do mercado de A) e, na secagem, verifica-se sempre a classe A.

Conselhos também atualizados
Além da consulta dos produtos mais eficientes em cada categoria, os consumidores portugueses têm também à sua disposição um conjunto de conselhos específicos para cada tipo de produto, relativos aos cuidados a ter na compra, na utilização, e ainda na limpeza e manutenção, de modo a aumentar o tempo de vida das máquinas e minimizar o seu consumo energético.

Topten.pt está inserido no projeto europeu Euro-Topten Max, financiado pelo Intelligent Energy Europe, que reúne 21 parceiros de 18 países na tentativa de mostrar aos consumidores que estes têm um papel ativo no combate às alterações climáticas, através das escolhas que fazem no seu dia-a-dia em termos de impacto ambiental. Esta pretende ser também uma ferramenta de pressão junto dos fabricantes, para incentivar a uma melhoria contínua dos equipamentos fabricados.
Em Portugal, o projeto é gerido pela Quercus e apoiado pela ADENE – Agência para a Energia, podendo ser consultado em www.topten.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário