20/05/12

Quercus convida para segunda das "5 Saídas Verdes para a Crise" com presença da Ministra do Ambiente | 21 Maio, 17.00h, Mozelos/Aveiro‏


No próximo dia 21 de Maio, 2ª feira, pelas 17.00h, a Quercus promove uma visita coordenada com a Amorim Cork Composites e uma pequena sessão sobre o tema Floresta na fábrica da empresa localizada em Mozelos/Aveiro.
A exploração da cortiça é uma referência a nível mundial de convivência da economia com o ambiente. De facto, a cortiça é um material natural, é 100% biodegradável e reciclável. E não só se gasta muito menos energia na produção de rolhas como a exploração de cortiça mantém florestas de sobreiro que capturam CO2 (4,8 milhões de toneladas por ano só em Portugal) e ainda mantêm a biodiversidade.
Este sector foi ameaçado pelo surgimento de vedantes de plástico e alumínio, e as vantagens ambientais e o bom desempenho técnico deste vedante natural, foram determinantes para a inversão da tendência. Durante esta visita será inaugurada uma nova linha de aglomeração de cortiça, que representa o maior investimento no sector a nível mundial, e que vai poder potenciar a reciclagem de rolhas de cortiça.
O programa da visita, que pode ser consultado no documento em anexo, contará com a presença Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Dra. Assunção Cristas, e terminará com um pequeno debate.

Esta acção tem um tempo previsto total de uma hora, já incluído apresentação e resposta a eventuais perguntas. Em anexo encontra-se o mapa de acesso ao local.

Esta é a segunda visita da iniciativa da Quercus “5 Saídas Verdes para a Crise”, que pretende chamar a atenção para a Conferencia Rio+20 e mostrar alguns dos sectores-chave em Portugal (energia, agricultura, florestas, pescas e reabilitação urbana), onde o estímulo e o investimento não podem ser esquecidos pela oportunidade de criação de emprego, assegurando uma maior independência e sustentabilidade do país.

A Conferência Rio+20 terá lugar no Rio de Janeiro entre 20 e 22 de Junho e reunirá primeiros-ministros e chefes de Estado de todo o mundo. Ao mesmo tempo, e durante duas semanas, terá lugar na mesma cidade, a Cúpula dos Povos, uma reunião de organizações não governamentais aberta a toda a população que procurará fazer eco das ideias da sociedade civil sobre o futuro do planeta. 


Lisboa, 18 de Maio de 2012
A Direcção Nacional da
Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Sem comentários:

Enviar um comentário