20/05/12

Jornadas de Animação: A IMPORTÂNCIA DA ANIMAÇÃO TURÍSTICA PARA OS TERRITÓRIOS DA SERRA DA ESTRELA"




28 e 29 de Maio de 2012 na ESTG/IPG
A diversidade da oferta mundial vem proporcionando, faz com que as pessoas deixem de encarar uma proposta comum como um investimento aliciante. Para ir ao encontro deste público insatisfeito, urge reinventar, diversificar, ir além do sol e praia. Os novos desafios são os bens culturais, de interesse histórico, arqueológico e arquitetónicos. 

Ao longo dos últimos anos, a experiência turística deixou de se basear na passividade e deu lugar à ação e à participação dos turistas, que assim vão interagir em maior grau com o meio envolvente. Os turistas são cada vez mais exigentes na sua procura por experiências diferentes e únicas. A Animação Turística surge assim no setor turismo pelo surgimento/ despertar do perfil do novo turista, cada vez mais exigente e mais ativo, que obriga a reinventar a forma como "apresentamos o turismo nacional." Surgem assim cada vez mais atividades de animação dentro do espaço de lazer, criando um novo conceito de turismo ativo

Neste contexto a Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia, vai levar a cabo as Jornadas de Animação, intituladas a IMPORTÂNCIA DA ANIMAÇÃO TURÍSTICA PARA OS TERRITÓRIOS DA SERRA DA ESTRELA" nos dias 28 e 29 de Maio de 2012 Esta iniciativa tem como principais objetivos : Esclarecer a aplicação dos procedimentos administrativos para o Pedido de Declaração de Interesse para o Turismo ; Orientar a criação de empresas de animação turística ; Criar cenários de discussão sobre o novo perfil do Animador Turístico ; Refletir sobre os desafios que se colocam às EAT e Informar sobre a atividade da Animação Turística na região Centro; 

Esta actiidade contará ainda com uma vertente mais prática, nomeadamente um Workshop de gastronomia, que pretende alertar os participantes para a importãncia da Gastronomia com o vetor da animação turística. Por volta das 21h30 os alunos da ESTH irão levar a cabo um percurso pedestre ao longo do centro histórico de Seia, uma iniciativa que pretende conjugar as diferentes artes , com o objetivo de estimular e dando um significado único e diferente a este espaço. Uma iniciativa que se vale de uma variedade de meios e materias, como a música, a pintura, o teatro, entre outras.

Uma actividade organizada pelos alunos do Curso de Especialização Tecnológica em Gestão de Animação Turística. As inscrições para esta ação deverão ser efetuadas na secretaria ESTH/IPG ou para o correio eletrónico: (cet_gat_2012@hotmail.com)
 
Programa: 
 

9h30 - Recepção e entrega da documentação 
 
10h00 - Sessão de abertura 
 
Representante Turismo Centro 
 
Representante da ESTH ou IPG 
 
Representante do Município de Seia 
 
10h30 - A animação turística: natureza, conceitos e vertentes - APECATE 
 
11h00 Profissionais do Turismo: O perfil do administrador - APTP - DR. Paulo Vaz
 
11h30 Coffee-break 
 
11h45 - A animação turística em Turismo de Aventura - Promóbidos - Aquilino Gamboa 
 
12h15 - Animação e os eventos em Óbidos - Empresa Municipal de Óbidos 
 
13h00 - Almoço 
 
O empreendimento da animação turística 
 
14h30 - A animação Turística  e as empresas - Turismo de Portugal 
 
15h00 - Declaração de Interesse para o Turismo - Procedimentos administrativos - Turismo de Portugal
 
15h30 - A animação turística nos centros históricos - Doutor Moutinho Borges - ESTH/IPG 
 
16h00 - A animação turística em sítios Património da Humanidade - Fundação Guimarães 
 
16h30 - Animação em espaços naturais - Bird & Nature 
 
17h00 - Debate 
 
17h30 - Encerramento 
 
19h00 - A Gastronomia como vetor de  animação turística  - degustação gastrómica (sujeito a pagamento de 5 euros)
 
21h30 - À DESCOBERTA DO CENTRO HISTÓRICO DE Seia.