24/03/16

Comunicado: Quercus disponível para integrar entidades com vista à resolução do problema do rio Noéme

A água é um recurso natural de importância primordial para a humanidade e para todos os ecossistemas em geral, no entanto, apenas recentemente a sociedade tomou consciência que este recurso é limitado em quantidade, sendo a sua capacidade de se regenerar muito limitada perante o atual ritmo da poluição antropogénica, levando a poluição continuada do meio hídrico a uma limitação do uso da água como suporte à vida e aos ecossistemas.

No dia em que se comemora o dia mundial da água o Núcleo Regional da Guarda da Quercus – A.N.C.N. mostrou-se disponível junto do Município da Guarda para integrar as entidades que o Presidente do Município convocou recentemente com vista à resolução do problema de poluição do rio Diz/Noéme. A Quercus pretende desta forma ser um agente contributivo.

Aproveitamos para dar conhecimento da reunião realizada no dia 25 de fevereiro com a fábrica Manuel Rodrigues Tavares, S.A. à qual a Quercus foi convidada a estar presente. Os responsáveis pela referida fábrica confirmaram a existência de uma licença de descarga num coletor municipal assumindo igualmente dificuldades no processo de tratamento do efluente industrial produzido.

Fomos também informados que se encontram a realizar ensaios na Estação de Pré-Tratamento de Águas Residuais (EPTAR) localizada na fábrica com vista ao cumprimento dos requisitos impostos pela referida licença de descarga no coletor municipal estando previsto esses ensaios terminarem dentro de 2 ou 3 meses.

Guarda, 22 de Março de 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário