03/01/16

Desafio "Como resolver o problema dos incêndios florestais?"

Os incêndios florestais são considerados atualmente um dos maiores problemas ambientais do nosso País. No distrito da Guarda, entre 1 de janeiro e 15 de outubro de 2014, a área ardida foi de 5 235 hectares. Em 2015, e segundo o 9.o relatório provisório de incêndios florestais do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, entre 1 de janeiro e 15 de outubro a área ardida foi de 11 889 hectares, o que se traduz num aumento de 127% relativamente ao ano anterior, colocando o distrito da Guarda no primeiro lugar em termos de área ardida.

É por isso urgente encontrar soluções inovadoras e criativas que reduzam o risco de incêndio e protejam a nossa floresta. Nesse sentido, o Núcleo Regional da Guarda da Quercus em parceria com o Município da Guarda e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas/Departamento de Conservação da Natureza do Centro e com o apoio da empresa Gesflopor – Gestão florestal de Portugal, Lda, o qual pretende envolver o maior número de crianças entre os 6 e os 10 anos que frequentam espaços de ATL do concelho da Guarda, para desenharem e/ou escreverem sobre possíveis soluções para os incêndios florestais. 

Terminado o período de receção dos trabalhos (fim do 2.º período letivo) pretende-se realizar uma exposição com os melhores trabalhos e reproduzir o(s) melhor(es) trabalho(s) para ser(em) utilizado(s) numa campanha de sensibilização para a defesa da floresta contra incêndios a iniciar entre maio/junho de 2016.

Os melhores trabalhos de cada ano receberão:
Aluno do 1.º ano: Livro "Era uma vez um urso no Gerês";
Aluno do 2.º ano: Livro "A Gota de água que precisou de tomar banho";
Aluno do 3.º ano: jogo didáctico da Science4You;
Aluno do 4.º ano: Livro "Ambiente para jovens";
Todos os ATL's receberão um certificado de participação.

Caso seja necessário algum esclarecimento adicional estamos disponíveis através dos seguintes contactos:
Quercus (Bruno Almeida) 931 104 568 ou guarda@quercus.pt
Município da Guarda (Prof. José Segura) educacao@mun-guarda.pt
ICNF (Eng. António Borges) antonio.borges@icnf.pt
Diretor-Geral Gesflopor (Luís Gonçalves) 965 079 397 ou luis.goncalves.gesflopor@gmail.com