16/10/13

Apresentação do projecto CASAS | 2.ª feira dia 21 de Outubro | Café Martuccis

Irá decorrer na próxima 2.ª feira, dia 21 de Outubro  a partir das 19h30 no café Martuccis, a apresentação do projecto CASAS (Clube de Alimentação Saudável e de Agricultura Sustentável).
Trata-se de um projecto sediado na Covilhã que se dá a conhecer à Guarda.
O projecto tem por base promover a economia local, a protecção do meio ambiente e a coesão das comunidades.


“Enquanto consumidores, todos nós temos um poder de decisão sobre o que comprar. Como a nossa sociedade actual está muito estruturada sobre a economia, as nossas escolhas nas compras têm um impacto enorme sobre a qualidade do meio ambiente, sobre o número de empregos nas regiões, sobre a coesão das comunidades locais, etc.

Quando seleccionamos as nossas compras damos poder a quem produz e à forma como se produz. Assim, ao preferir produtos locais estamos a decidir que o nosso dinheiro fica na nossa região, de forma a não ocorrer uma drenagem de riqueza. Ao optarmos por produtos provenientes de modos de produção mais sustentáveis estamos a contribuir para um melhor meio ambiente. Podemos fazer isto individualmente, mas o impacto será muito reduzido, ao fazermos de uma forma coordenada com outras pessoas, o efeito sobre a economia e o ecossistema será muito maior.

Assim o CASAS permite criar uma procura coordenada por produtos agrícolas locais, com efeito positivo no ambiente e nas comunidades locais. Coloca em contacto produtores e consumidores, eliminando os intermediários, obtendo-se assim melhores preços.

Este projecto teve início em Novembro de 2012 na Covilhã, com as encomendas a serem efectuadas por mail. Agora o Clube vai entrar numa nova fase, com a abertura de uma loja nesta cidade. Este modelo poderá ser implementado em qualquer outro local.”

Sem comentários:

Enviar um comentário