08/07/13

Visita ao viveiro florestal da serra da Malcata

No dia 28 de Junho, pelas 15 horas, o Presidente da direcção e três voluntários da Quercus visitaram o Viveiro Florestal da Reserva Natura da Serra da Malcata, situado no concelho do Sabugal.

Antes da visita ao viveiro, tivemos a oportunidade de visitar a zona da Malcata, onde se encontra a Reserva Natural e apreciar a magnitude extraordinária que a beleza da Natureza tem para nos oferecer e respirar todo o ar puro que só as árvores nos podem proporcionar.

No terreno do Viveiro, podemos ver a Estufa - o «Jardim de Infância» onde as plantas conseguem crescer num ambiente controlado e seguro-, o Túnel - a «Escola Primária» onde as plantas conseguem "viver" fora da zona de conforto e lidar com algumas "agressões" ambientais-, a Casa da Sombra - aqui as plantas já estão numa fase "adulta" -, e , por fim, o “Atemponamento” - onde as plantas acabam por ficar, uma vez que se encontram no seu último estágio.

O Viveiro colhe também algumas sementes para semear ; quem estiver interessado em obter as árvores/plantas podem adquiri-las no próprio Viveiro, por um preço bastante acessível.

O Viveiro Florestal possui um espaço de horticultura - a Horta Pedagógica - onde escolas, organizações, entidades podem trazer as suas crianças para que estas possam cultivar e, mais tarde ver o resultado final.
Costumamos ver as árvores grandes e adultas e adoramos a sua sombra, a sua tranquilidade e a sua grandiosidade e, esquecemos-nos de que são Vida, são o Ar que respiramos e há pessoas que dedicam a sua vida a criá-las, a amá-las! E cabe a cada um de nós saber valorizar e respeitar mais a Mãe Natureza e, para isso, a Quercus é o melhor sítio para te informares e te consciencializares!

Convém salientar que o Viveiro Florestal se encontra no Centro de Educação Ambiental da Sra. da Graça, freguesia de Aldeia de Santo António e concelho de Sabugal (junto à barragem).

Agradecemos a disponibilidade de toda as pessoas presentes e, esperamos por outras iniciativas!
   


[Obrigado Natasha Fernandes pelo artigo de imprensa] 




Sem comentários:

Enviar um comentário