09/07/13

Comunicado | Conheça os automóveis mais eficientes no mercado português em Topten.pt


Quercus quer dados de consumo de combustível e emissões mais próximos da realidade
Conheça os automóveis mais eficientes no mercado português em Topten.pt


Os consumidores portugueses podem conhecer em www.topten.pt a lista atualizada de automóveis energeticamente mais eficientes do mercado português, sendo esta uma das categorias de produtos mais procuradas pelos consumidores portugueses nesta ferramenta online gerida pela Quercus.
No total foram selecionados 68 modelos, distribuídos por sete categorias, sendo a Toyota, a Ford e a Volkswagen as marcas com mais modelos representados, com 11, 8 e 6 respetivamente. Esta seleção com base na análise de parâmetros como as emissões de dióxido de carbono e de outros poluentes atmosféricos, o nível de ruído produzido e os recursos utilizados na produção dos veículos.

O Topten.pt está inserido no Euro-Topten Max, um projeto europeu financiado pelo Intelligent Energy Europe, que reúne 21 parceiros de 18 países com o intuito de mostrar aos consumidores que estes têm um papel ativo no combate às alterações climáticas, através das escolhas que fazem no seu dia-a-dia em termos de impacto ambiental. Esta pretende ser também uma ferramenta de pressão junto dos fabricantes, para incentivar a uma melhoria contínua dos equipamentos à venda no mercado. Em Portugal, o projeto é gerido pela Quercus e apoiado pela ADENE – Agência para a Energia, podendo ser consultado em www.topten.pt.

Quercus exige mais transparência na divulgação de dados de consumo de combustível

De acordo com um estudo recente realizado pela Federação Europeia para os Transportes e Ambiente (T&E), existe uma discrepância entre os dados relativos ao consumo de combustível e emissões de CO2 divulgados por vários fabricantes europeus de automóveis e aqueles que se verificam depois em condições reais de condução(1).

Marcas automóveis como a BMW, Audi, Vauxhall/Opel (GM) e a Mercedes (Daimler) são as que apresentam maiores diferenças, tipicamente entre os 25% e os 30%. Outras marcas, como a Renault, a Peugeot Citroen (PSA) e a Toyota são as que apresentam menores diferenças, em média 15%. O estudo mostra ainda que os fabricantes automóveis com melhor desempenho ambiental (mais eficientes e com menores emissões poluentes) das suas frotas manipulam menos os resultados.

Em média, apenas 55% das melhorias obtidas em testes em laboratório resultaram em reduções efetivas de emissões poluentes e de consumo de combustível em condições reais de condução, comparando a evolução do mercado entre 2005 e 2011, com consequências ao nível da transparência e confiança dos consumidores nas marcas.

Indústria automóvel pode ajudar a criar mais de 1 milhão de postos de trabalho
A inovação da indústria automóvel pode ajudar a criar entre 500.000 e 1.1 milhões de novos empregos na União Europeia até 2030. É o que mostra outro estudo europeu, realizado recentemente por várias consultoras e especialistas na área dos transportes(2).

O setor poderá também contribuir para revitalizar a economia europeia através do desenvolvimento e da implementação de novas tecnologias para reduzir o consumo de combustível e de emissões de CO2 nos veículos. Esta melhoria tecnológica poderá ajudar a reduzir as importações de combustíveis fósseis para a Europa, com uma poupança que pode variar entre 58 e 83 mil milhões de euros por ano, dando um forte contributo para a mitigação das alterações climáticas.

Lisboa, 7 de julho de 2013
A Direção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

1 - Estudo publicado pela Federação Europeia para os Transportes e Ambiente (T&E) (março de 2013):
http://www.transportenvironment.org/publications/mind-gap-why-official-car-fuel-economy-figures-don%E2%80%99t-match-reality

2 - Estudo “Fuelling Europe’s Future: How auto innovation leads to EU jobs”, elaborado pela Cambridge Econometrics, em colaboração com as consultoras Ricardo-AEA, Element Energy e a participação de vários especialistas da área dos transportes (junho 2013): http://www.camecon.com/Europe/EnergyEnvironment/FuellingEuropesFuture.aspx



Para mais esclarecimentos contactar: 
Francisco Ferreira, Grupo de Energia e Alterações Climáticas | (+351) 937788470 | franciscoferreira@quercus.pt
Ana Rita Antunes, Grupo de Energia e Alterações Clim&aa cute;ticas | (+351) 934794359 | ritaantunes@quercus.pt