05/03/13

Comunicado | Minuto Verde da Quercus na RTP completa amanhã
 7 anos e quase 1800 conselhos por um melhor ambiente


logo

 
Minuto Verde da Quercus na RTP completa amanhã
 7 anos e quase 1800 conselhos por um melhor ambiente
Rubrica regressa a África em 2013 para gravações em Angola e S. Tomé e Príncipe


 
mvAmanhã, dia 6 de Março de 2013, assinalam-se sete anos de emissão do “Minuto Verde”, rubrica ambiental produzida pela Quercus e exibida todos os dias úteis, um pouco antes das 8h, 9h e 10h, no Bom Dia Portugal, programa informativo das manhãs da RTP1, mas também transmitido na RTP Informação, RTP África e RTP Internacional.
 
Desde a sua estreia, em 2006, foram emitidos quase 1800 episódios, que apresentam, em 60 segundos, conselhos ambientais práticos nas mais diversas áreas e divulgam locais ou práticas de interesse natural e ecológico. O programa é um caso único de sucesso na área da sensibilização ambiental não apenas em Portugal, mas também no resto da Europa, onde tem sido apresentado como exemplo de educação e formação ambiental em várias conferências e até como modelo no apoio ao ensino da língua portuguesa.
 
Sete anos depois, a rubrica alargou o âmbito dos temas abrangidos, complementando conselhos domésticos e urbanos com a divulgação de locais prioritários em termos de conservação da natureza ou boas práticas de empresas e autarquias.
 
O Minuto Verde é assegurado voluntariamente pela Quercus através dos apresentadores Francisco Ferreira, Susana Fonseca e Sara Campos, responsáveis pela preparação e seleção dos temas, assegurando a RTP os custos associados à produção. A Quercus recebe também sugestões do público e comentários ou pedidos de informação enviados principalmente através de correio eletrónico, a que tem procurado dar sempre resposta em tempo útil.
 
Gravações em PALOPS continuam em 2013

Em 2012, o Minuto Verde realizou as suas primeiras gravações internacionais em Cabo Verde e Moçambique, após comprovar-se a audiência significativa do programa nestes países, através da RTP África e RTP Internacional. O crescente investimento dos governos locais e empresas em práticas de sustentabilidade estiverem em destaque nos cerca de 20 episódios gravados em cada um desses países.

Em 2013, o Minuto Verde continuará o seu percurso pelos PALOPs, desta vez com deslocações a Angola e S. Tomé e Príncipe, que contarão novamente com o apoio financeiro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), do Programa Ambiente da Fundação Gulbenkian e de empresas portuguesas. Os temas a abordar resultarão de um diálogo que a Quercus tem mantido com os Ministérios do Ambiente de Angola e de S. Tomé e Príncipe e também com os mecenas que apoiarão o projeto. Procurar-se-á refletir sobre os desafios e boas práticas ambientais nestes países, projetos de sustentabilidade já implementados nas diversas áreas e ainda valores naturais de grande relevo.

Todos os episódios do Minuto Verde ficam disponíveis online em www.rtp.pt/play/p55/minuto-verde, no próprio dia da sua emissão televisiva. Os telespectadores poderão continuar a colocar as suas dúvidas ou sugestões pelo endereço de correio eletrónico quercus@quercus.pt.


Lisboa, 5 de Março de 2013

A Direção Nacional da
 Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza


Sem comentários:

Enviar um comentário