10/12/11

Pinheiros naturais são ecológicos

Apesar de ser já prática comum ver árvores de Natal artificiais nas casas dos portugueses, comprar um pinheiro natural pode ser a opção mais amiga do ambiente.

Maria Pais contraria a tendência dos ‘pinheiros de plástico’, por questões ecológicas. «Cortar uma árvore pode parecer mau para o ambiente, mas um pinheiro falso tem um impacto maior», explica esta consumidora, lembrando que «os recursos que se gastam para produzir estas árvores artificiais e o resíduo que fica no ambiente quando as deitamos fora é mais grave». De resto, o plástico de que são feitas é o poluente PVC, cuja produção liberta agentes cancerígenos.

Domingos Pataco, da Quercus, explica, aliás, que se a árvore natural for replantada «é uma boa opção» para o ambiente.

Menos clientes para pinheiros verdadeiros

A partir da última semana de Novembro, a loja de Pedro Silva, enfeita-se e enche-se de árvores de Natal naturais. Há pelo menos 20 anos que assim é. No princípio, a Decoflores chegava a ter 30, 40 pinheiros para vender nesta época. Mas os tempos mudaram.

«Agora tenho menos clientes, mas ainda há alguns que não dispensam as árvores naturais», conta. «Aliás, tenho clientes que só vejo mesmo no Natal». In sol

Sem comentários:

Enviar um comentário