15/07/13

Noite Europeia das Borboletas Nocturnas 2013

No dia 12 de Julho fomos até aldeia dos Trinta para a realização de uma pequena atividade sobre Borboletas. O título teve como base: “As noites Europeias das Borboletas Noturnas 2013”. Este género de atividades é realizado em toda a Europa, todos os anos, podendo ser na Primavera ou no Verão, quando o número de borboletas é maior.

Começámos por falar um pouco sobre a quantidade de espécies existentes em Portugal e os nomes de cada uma delas (Notodontidae, Tricópio, Pantheidae, etc …). São cerca de 2600 as espécies de borboletas existentes no nosso país. Por cada ano de realização de atividades deste género, são descobertas cerca de mais de 30 novas espécies.

Depois de sabermos um pouco mais sobre este género de atividade, começamos por colocar o equipamento necessário para poder atrair as borboletas. O material usado foi um tripé, uma lâmpada e um lençol branco e uma máquina fotográfica. Feito este passo foi só esperar que as borboletas começassem a aparecer para as podermos fotografar.

As primeiras a aparecerem foram as espécies mais pequenas, aparecendo mais tarde espécies maiores. Foram fotografadas cerca de 50 ou mais géneros de borboletas. A olho nu a perceção dos pormenores de cada espécies é quase nula. Fotografadas algumas das espécies, conseguimos ver os detalhes mais minuciosos.

Foi a minha primeira vez que participei numa atividade deste género e, sem dúvida, gostei bastante. Torna-se uma experiencia diferente e muito agradável que irei repetir numa próxima oportunidade. Penso que há muita gente que não sabe da existência deste género de atividades, o que é uma pena, pois é uma experiencia fantástica.

[Obrigado João pelo artigo de imprensa]








Sem comentários:

Enviar um comentário