06/07/13

Comunicado | Novo projeto apoiado pelo Programa Life+ da União Europeia vai recuperar Bosquetes de Teixo da Serra da Estrela e da Peneda-Gerês

COMUNICADO DE IMPRENSA
logos
        


Novo projeto com o apoio do Programa Life+ da União Europeia

Bosquetes de Teixo da Serra da Estrela e da Peneda-Gerês vão ser recuperados



Foi aprovado o projeto LIFE TAXUS – Restaurar bosquetes de teixo [9580* Florestas mediterrânicas de Taxus baccata], co-financiado pelo Programa Life+ da União Europeia, cujo objetivo central consiste em conservar e aumentar a área de ocupação deste habitat prioritário em Portugal.

Os bosquetes de teixo (Taxus baccata) são um habitat prioritário ameaçado pelo fogo, o corte, o pastoreio e a invasão de espécies exóticas, pelo que o projeto pretende contribuir para a recuperação deste habitat nos únicos dois sítios onde ainda existe em Portugal: os Sítios de Importância Comunitária Peneda-Gerês e Serra da Estrela. Também se pretende sensibilizar os cidadãos para a necessidade de preservar um habitat florestal muito raro e extremamente vulnerável aos efeitos das alterações climáticas.

As ações decorrerão em terrenos do Estado, sob administração do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e em terrenos baldios, propriedade das comunidades locais, entre 2013 e 2016. 

Lisboa, 5 de julho de 2013
A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

Sem comentários:

Enviar um comentário