03/07/13

Comunicado | Campanha 'Do The Right Mix': Quercus sensibilizou mais de 2300 alunos em todo o país para uma mobilidade sustentável

logo

Campanha 'Do The Right Mix' promove mobilidade sustentável


Quercus sensibilizou mais de 2300 alunos em todo o país



A Quercus participou na campanha da Comissão Europeia ‘Do The Right Mix‘ (Faça o Mix Certo), que envolveu a realização de sessões de informação e sensibilização em escolas de todo o país, com o objetivo de promover uma nova cultura de mobilidade urbana sustentável. Entre Fevereiro e Junho , foram visitadas 27 escolas de norte a sul e realizadas 40 palestras sobre o tema, que contaram com a participação de 155 professores e 2.371 alunos de vários níveis de ensino (básico, secundário e profissional).

Nestas sessões, pretendeu-se chamar a atenção da comunidade escolar para os impactes sociais e ambientais dos transportes - com particular incidência no transporte rodoviário - as vantagens e desvantagens dos diferentes modos de transporte, bem como a importância de explorar as suas combinações e promover a adoção de novos hábitos de mobilidade nas cidades portuguesas. 

Alunos e professores foram sensibilizados para a contabilização dos custos associados com o automóvel (combustíveis, impostos, portagens, etc.) e comparação dos mesmos com o preço do passe mensal dos transportes públicos. Abordou-se também a utilização dos passes e bilhetes intermodais como forma de combinar vários modos de transporte (autocarro, elétrico, metro e comboio), não esquecendo as formas suaves de mobilidade, como a bicicleta e as deslocações a pé em pequenas distâncias, quer em lazer, quer nas deslocações entre casa e escola/trabalho. No contexto urbano, adquirir novos hábitos de mobilidade é cada vez mais o caminho a seguir para reduzir o consumo de energia e as emissões poluentes associadas ao tráfego automóvel e responsáveis pela poluição e as alterações climáticas. Aos benefícios ambientais junta-se também a promoção de um estilo de vida mais saudável.

No âmbito da Campanha ‘Do The Right Mix’, a Quercus distribuiu vários materiais informativos sobre a mesma, participou em conferências e feiras, e dedicou oito episódios da rubrica ‘Minuto Verde’ às temáticas em questão, que foram exibidos na RTP1, RTP Informação, RTP África e RTP Internacional. 

Os episódios estão disponíveis em http://www.quercus.pt/documentos/campanhas/do-the-right-mix.


Sobre a Campanha “Do The Right Mix”

Em Julho de 2012, a Comissão Europeia lançou esta iniciativa sobre mobilidade urbana sustentável (http://dotherightmix.eu/), com a duração de 3 anos, que pretende sensibilizar os cidadãos dos 27 Estados-Membros da União Europeia (UE), Noruega, Islândia, Liechtenstein e Croácia, e promover uma nova cultura de mobilidade urbana mais sustentável. A iniciativa é gerida pela Direção Geral de Mobilidade e Transportes da Comissão Europeia, e financiada pelo programa “Inteligent Energy Europe” (IEE). Sob o lema “Do The Right Mix” (Faça o Mix Certo), pretende-se informar e sensibilizar os cidadãos europeus para a possibilidade e combinação de vários modos de transporte nas suas deslocações diárias, sempre que possível e conveniente, com benefícios para a sua saúde, a economia e o ambiente. 

Lisboa, 3 de julho de 2013

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza