20/05/13


22 de Maio – Dia Internacional da Biodiversidade



logos  




22 de Maio – Dia Internacional da Biodiversidade


Quercus apresenta história com final feliz para uma planta em perigo de extinção


No próximo dia 22 de Maio, Dia Internacional da Biodiversidade, a Quercus fará a apresentação pública na nova Microrreserva da Quercus, destinada à preservação da Leuzea longifolia, uma planta endémica de Portugal, que levou à criação do Sítio de Importância Comunitária "Azabuxo-Leiria", no concelho de Leiria. Este evento que contará com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva, também irá homenagear Andrée Goubet, uma benemérita da Quercus, cujo apoio tem sido fundamental para adquirir terrenos para criação de microrreservas.

leuzeaTrata-se de um exemplo de como entidades públicas (ICNF, Município de Leiria e Junta de Freguesia de Pousos) e privados (proprietário e Quercus) evitaram a destruição da totalidade da população da espécie através de uma mobilização de solo para plantação de uma espécie florestal. 

Leuzea longifolia é uma planta endémica de Portugal, raríssima, em perigo de extinção, que consta do Anexo II da Directiva 92/43/CEE. Conhecem-se apenas alguns núcleos geograficamente afastados, e portanto isolados biologicamente, compostos por um número muito reduzido de indivíduos, o que, a juntar ao isolamento e à perturbação a que o homem os sujeita, contribui decisivamente para a vulnerabilidade desta planta. Em Portugal foi designado um único Sítio de Importância Comunitária – PTCON0046 “Azabuxo-Leiria” - para preservar uma população de Leuzea longifolia existente nos arredores da cidade de Leiria, a qual se encontra confinada a cerca de 1 hectare.

Corria o ano de 2009 quando, por mero acaso, foi detectado que o proprietário do terreno de ocorrência da planta se preparava para mobilizar o solo e plantar eucaliptos com recurso a maquinaria pesada, situação que destruiria por completo a totalidade da população da espécie no Sítio. Só o alerta da Quercus e a pronta intervenção das autoridades – Serviço de Proteção da Natureza da GNR, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Município de Leiria e Junta de Freguesia de Pousos – permitiram colocar um ponto final no atentado que estava em curso.

O processo que se seguiu, que culminou na aquisição de um terreno de 10.500 m2 por parte da Quercus para constituição de uma Microrreserva, garantiu a sobrevivência dos cerca de 1.000 espécimes que se presume existirem no local, já que os mesmos se encontram agora a salvo no interior de uma vedação entretanto instalada e beneficiam de ações de gestão do habitat da espécie (4020 *Charnecas húmidas atlânticas temperadas de Erica ciliaris e Erica tetralix).

Quando tudo levava a crer que este era já o final feliz – só possível porque todas as partes concertaram posições, inclusive o próprio proprietário e o seu representante legal – eis senão que, numa visita recente o local, ainda nos estava reservada uma derradeira surpresa: existia uma rua com um nome diferente do habitual. A sugestão do Presidente da Junta de Freguesia de Pousos, Fernando Antunes, de criar a Rua Rede Natura tinha sido bem acolhida junto do Município de Leiria e lá estava a placa junto à Microrreserva. Uma singela forma não só de comemorar esta pequena vitória, mas também de homenagear todos aqueles que no dia a dia se esforçam por preservar a biodiversidade na Rede Natura 2000.


Lisboa, 20 de maio de 2013



Programa previsto:

10.00h | Encontro na nova Microrreserva do Azabuxo-Leiria (Localização: Longitude: -8.765734; Latitude: 39.748609)
10.10h | Intervenção do Presidente da Direção Nacional da Quercus, Dr. Nuno Sequeira
10.15h | Intervenção do Responsável do Fundo de Conservação da Natureza da Quercus, Paulo Lucas
10.20h | Visita à Microrreserva do Azabuxo-Leiria, dinamizada pela Eng.ª Dalila Espírito Santo, da ALFA - Associação Lusitana de Fitossociologia
10.50h | Intervenção do Vereador do Pelouro do planeamento e ordenamento do território da Câmara Municipal de Leiria, Lino Pereira, e do Presidente da Junta de Freguesia de Pousos, Fernando Antunes
11.00h | Intervenção do Sr. Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Prof. Doutor Francisco Gomes da Silva
11.10h | Homenagem a Andrée Goubet

Sem comentários:

Enviar um comentário