28/03/13

Rolhas de cortiça das nossas garrafas para a indústria aeroespecial

Rolhas de cortiça: das nossas garrafas para a indústria aeroespecial (com VÍDEO)

Conhece o Green Cork, o programa de reciclagem que dá uma segunda oportunidade às rolhas de cortiça, permitindo, no processo, a plantação de novas árvores?

O programa é simples e conta com a sua ajuda, caro leitor. Quando acaba de beber uma garrafa de vinho, pode guardar a rolha de cortiça e entregá-la nos escuteiros, na Quercus ou no balcão de apoio a clientes de todos os hipermercados Continente.
Este simples acto está a ajudar a floresta, a reduzir a quantidade de lixo nos aterros e a construir um novo produto.
Depois de recolhidas, as rolhas chegam à Corticeira Amorim, passam por um processo de selecção, são trituradas e transformadas em novos produtos – mas nunca novas rolhas, curiosamente. A indústria automóvel, construção ou aeroespacial estão na linha da frente das novas utilizações da cortiça reciclada.
Hoje, Portugal recicla entre 6 e 7% das rolhas colocadas no mercado, sendo que a Corticeira Amorim acredita que em 2013 poderemos reciclar cerca de 10%. Estaríamos a falar de 120 toneladas de rolhas recicladas e 60 ou 70 mil árvores plantadas.
Até agora, o projecto Green Cork já reciclou 18 milhões de rolhas, ou seja, já foram plantadas 41.563 árvores.
O Green Cork foi criado pela Quercus e tem o apoio do Continente, Ecological e Corticeira Amorim. Conheça-o melhor este episódio.


Sem comentários:

Enviar um comentário