06/12/12

Comunicado | Quercus divulga as impressoras/multifunções e monitores com maior eficiência energética no mercado português‏




Mais categorias atualizadas em www.topten.pt

Quercus divulga as impressoras/multifunções e monitores com maior eficiência energética no mercado português

A Quercus continua a acompanhar as novidades do mercado nacional e atualizou, este mês de dezembro, mais duas categorias de produtos do projeto Topten.pt, ambas relativas a material de escritório: impressoras/multifunções e monitores. O Topten é uma ferramenta online que dá a conhecer os modelos mais eficientes à venda no mercado português, em várias categorias de produtos.

Impressoras e Multifunções
Com a atualização desta categoria, passa a ser 137 o número total de modelos de impressoras e multifunções, encontrando-se distribuídos por 10 subcategorias, de acordo com o tipo de impressão pretendida (a laser ou jato de tinta e a cores ou monocromático).

Além da eficiência energética, a seleção dos modelos ponderou o desempenho relativo a outros indicadores, como a velocidade de impressão ou os consumos em modo off-mode e de hibernação. 
No total, são distinguidas 12 marcas(1) nesta categoria, sendo a Canon, a HP e a Samsung as mais representadas.

Monitores
Também a categoria dos “monitores” foi atualizada, tendo aqui aumentado para 7 o número de subcategorias, que permitem realizar a pesquisa de acordo com várias dimensões da diagonal do ecrã. O total de 71 modelos representados nesta categoria distribuem-se por 14 marcas(2), sendo a Philips, a Dell e a Asus as três que reúnem mais modelos selecionados.

Os critérios de seleção para esta categoria foram também revistos, tendo aumentado o nível de exigência, para o consumo em modo ligado.

Recomendações também atualizadas
Além da consulta dos produtos mais eficientes em cada categoria, os consumidores têm também à sua disposição conselhos específicos para cada grupo de produtos. No caso das duas categorias em causa, foram revistas as recomendações, incentivando a uma utilização mais eficiente deste tipo de equipamentos, pela anulação de consumos desnecessários (standby e off-mode) e pela limitação das impressões ao exclusivamente necessário, com um menor gasto possível de recursos (papel e tinta).

O Topten.pt está inserido no Euro-Topten Max, um projeto europeu financiado pelo Intelligent Energy Europe, que reúne 21 parceiros de 18 países na tentativa de mostrar aos consumidores que estes têm um papel ativo no combate às alterações climáticas, através das escolhas que fazem no seu dia-a-dia em termos de impacto ambiental. Esta pretende ser também uma ferramenta de pressão junto dos fabricantes, para incentivar a uma melhoria contínua dos equipamentos fabricados.

Em Portugal, o projeto é gerido pela Quercus e apoiado pela ADENE – Agência para a Energia, podendo ser consultado em www.topten.pt.

Lisboa, 6 de dezembro de 2012

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza


Notas:
(1) Impressoras/Multifunções: Brother, Canon, Dell, Develop, Epson, HP, KONICA MINOLTA, Kyocera, Rex Rotary, Ricoh, Samsung, Xerox
(2) Monitores: ASUS, BenQ, Dell, EIZO, FUJITSU, HP-Compaq, iiyama, Lenovo, LG, NEC, PHILIPS, Samsung, TERRA, ViewSonic

Sem comentários:

Enviar um comentário