22/11/12

Comunicado | Quercus dá a conhecer os televisores mais eficientes do mercado português em Topten.pt‏


logo quercus    logo t

Nova categoria de produtos em Topten.pt

Quercus dá a conhecer os televisores mais eficientes do mercado português
 
Através da nova categoria lançada pelo projeto Topten.pt, os portugueses já podem conhecer os televisores energeticamente mais eficientes do mercado português, sendo este um equipamento utilizado, em média, 3 horas e meia por dia. Esta é uma ferramenta online gerida pela Quercus que pretende orientar os consumidores na compra de eletrodomésticos, equipamentos e automóveis, dando a conhecer os modelos e marcas com melhor desempenho energético.


‘Televisores’ é a nona categoria Topten
Com o lançamento dos ‘Televisores’, passam a ser nove as categorias apresentadas em www.topten.pt. Nesta nova categoria, a classe energética mínima é a de A+ na seleção de produtos , preenchidos na totalidade com televisores LCD-LED, os mais eficientes no mercado, com um consumo energético inferior cerca de 18% face a um LCD convencional.

Os modelos encontram-se organizados em 6 subcategorias, divididas em função do tamanho da diagonal do ecrã. São também disponibilizadas várias recomendações ao consumidor relacionadas com a compra, utilização e manutenção destes equipamentos, sendo um deles a importância de adequar o tamanho do televisor à distância entre o ecrã e o telespectador.
Philips, Panasonic e LG são as mais representadas
No total, selecionaram-se 66 modelos de televisores todos da tecnologia LCD-LED, sendo a Philips, a Panasonic e a LG as marcas mais representadas. Nesta categoria, estão também presentes televisores das marcas Samsung, Sharp, Sony, Thomson e Toshiba.

Nos local de venda, os televisores estão já classificados através da sua etiqueta de eficiência energética e neste momento podem ser encontrados televisores à venda entre as classes energéticas A++ e D. A consulta da mesma é um critério decisivo para uma maior poupança ao longo da utilização. 
Ao preferir um televisor de classe A+ em detrimento de um televisor de classe B, é possível poupar cerca 14 euros por ano em ecrãs de 46 e 47 polegadas.

99% das habitações com televisor em Portugal
Em Portugal, o televisor está presente em 99% das habitações e, em média, cada alojamento tem dois. Estudos recentes comprovam que este é um equipamento regularmente utilizado a nível doméstico, estimando-se que, em 2011, cada português tenha visto mais de três horas e meia de televisão por dia.

Estes hábitos de utilização já se repercutem na fatura energética das famílias, sendo os televisores responsáveis por uma fatia de 9% do consumo de eletricidade de uma habitação europeia. Assim, torna-se fundamental uma compra responsável que privilegie equipamentos de elevada eficiência energética, de modo a optimizar a sua utilização e reduzir as emissões poluentes associadas ao seu funcionamento.

Euro-Topten Max reúne 21 parceiros internacionais
O Topten.pt está inserido no projeto europeu Euro-Topten Max, que reúne 21 parceiros de 18 países na tentativa de mostrar aos consumidores que estes têm um papel ativo no combate às alterações climáticas, através das escolhas que fazem no seu dia-a-dia em termos de impacto ambiental. Esta pretende ser também uma ferramenta de pressão junto dos fabricantes, para incentivar a uma melhoria contínua dos equipamentos fabricados. Em Portugal, o projeto é gerido pela Quercus e financiado pelo programa europeu Intelligent Energy Europe e pela ADENE – Agência para a Energia.

Lisboa, 22 de novembro de 2012

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Sem comentários:

Enviar um comentário