26/08/12

Percurso Pedestre na Serra de S. Macário



(Pena – Covas do Monte)
No próximo dia 15 de Setembro de 2012 o Núcleo Regional de Aveiro da Quercus volta a organizar uma das suas actividades mais emblemáticas, que já não levava a efeito à quase uma década, que consta de um percurso pedestre na Serra de S. Macário, entre as aldeias da Pena e Covas do Monte.
O objectivo desta actividade é promover o contacto com a Natureza, ajudando a conhecer o património natural e tradicional daquela região, promovendo ao mesmo tempo a confraternização entre todos os participantes.
Antes do início do percurso propriamente dito e aquando da descida para a Pena, é sempre obrigatório parar um pouco e observar o quadro perfeito que é a mancha de xisto do seu casario e os socalcos verdes que cobrem o fundo da verdadeira “cratera” onde se encontra. Devido ao seu posicionamento, esta aldeia possui um pequeno microcosmos principalmente ao nível da flora. Depois de uma breve passagem pela adega típica existente à entrada da aldeia, iniciaremos a nossa caminhada em direcção aos afloramentos rochosos que se encontram fronteiros à mesma, tendo para isso de atravessar algumas das suas típicas ruas e campos de cultivo. Exactamente entre os dois afloramentos rochosos, poderemos ver uma queda de água (ribeira da Pena) que se despenha entre essas massas de xisto. Iniciaremos aqui uma descida pelo espectacular vale desta ribeira, até ao encontro da aldeia de Covas do Rio. Segue-se o pequeno lugar de Serraco, onde meia dúzia de casas fazem companhia a um antigo moinho de água. A subida em direcção a Covas do Monte permite-nos ter uma bela perspectiva de toda a paisagem em redor. A chegada a esta última aldeia, mostra-nos um quadro extraordinariamente belo. Uma aldeia essencialmente de xisto, um mosaico de campos de cultivo e grandes paredes de montanha a rodeá-la. Chegámos ao fim da nossa caminhada e espera-nos um excelente almoço regional, no restaurante instalado na antiga escola primária da aldeia que se orgulha das inúmeras cabras que possui no seu rebanho comunitário.
Aconselhamos a levar roupa e calçado apropriados, água e eventualmente comida leve. Não existe seguro de grupo para esta actividade, os interessados devem tratar do mesmo a título pessoal.
O ponto de encontro é às 8.00 Horas na sede da Quercus-Aveiro, Urb. de Santiago, Bl. 25, em Aveiro. O ponto de encontro alternativo é às 10.00 Horas na aldeia da Pena. O transporte de e para o local da visita deve ser próprio ou partilhado.~
A inscrição é obrigatória, podendo ser efectuada através do telefone             966551372       ou do e-mail aveiro@quercus.pt até ao dia 12/09/2012. Esta actividade é gratuita para sócios e menores de 16 anos e terá o custo simbólico de 5,00 Euros para não sócios. Atenção que o número de participantes é limitado!
Após o percurso, terá lugar um almoço de confraternização no restaurante instalado na antiga escola primária na aldeia de Covas do Monte. A participação no almoço, a qual se recomenda vivamente, terá de ser confirmada no acto de inscrição, tendo o custo adicional de 15 euros por adulto e de 7,5 euros por criança dos 3 aos 12 anos. Este valor inclui um almoço completo cujos pratos principais serão o cabrito ou a vitela assada em forno de lenha, havendo a possibilidade de um prato vegetariano se previamente solicitado.
 
Núcleo Regional de Aveiro da Quercus - A.N.C.N.
Correio-p: Apartado 363; 3811-905 AVEIRO;
Correio-e: aveiro@quercus.pt;
W.W.W.: http://aveiro.quercus.pt/;
Tel.:             966551372      .
 

Sem comentários:

Enviar um comentário