13/08/11

Comunicado - Quercus ajuda a compensar aumento do IVA pela poupança das facturas de energia‏

Electricidade e Gás

Quercus ajuda a compensar aumento do IVA pela poupança das facturas de energia

No dia em que o Governo anunciou a subida da taxa de IVA para a electricidade e gás, a Quercus compromete-se a reforçar o apoio às famílias portuguesas na poupança de energia, através do projecto EcoCasa (www.ecocasa.pt) e dos programas Minuto Verde e 1 Minuto pela Terra.
As famílias portuguesas têm um potencial de poupança de 8% na sua factura de electricidade, se tivermos em conta que ainda há muito a fazer para conseguirmos uma casa eficiente. Esta redução equivale a cerca de 45,5 euros/ano.
Desligar o standby do televisor, trocar as lâmpadas por outras mais eficientes e escolher electrodomésticos de classe energética A ou superior, são conselhos da Quercus para uma redução da factura de electricidade.
Mas também é possível reduzir a factura de gás sendo, também aqui, significativos os ganhos. Só por fechar a torneira da água quente e não gastar mais de 10 minutos no duche, é possível reduzir parte da factura, relativa ao aquecimento de água, em 4% e mais 17 euros/ano.
A este potencial de poupança deve ser somado os ganhos decorrentes da reabilitação urbana, com a aposta no reforço do isolamento térmico e nas janelas eficientes, que podem proporcionar reduções significativas nas necessidades de aquecimento e arrefecimento das habitações.
A Comissão Europeia, no Plano de Eficiência Energética 2011, reforçou a importância da eficiência energética, afirmando que esta pode ser o maior recurso energético da Europa. Os Estados-membros têm Planos de Acção para a Eficiência Energética, em curso, mas segundo recentes estimativas da Comissão não devem atingir o objectivo de 20%, traçado em 2007.
Por último, é necessária uma maior transparência do tarifário, para os consumidores estarem informados sobre o que estão a pagar efectivamente na sua factura de electricidade.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lisboa, 12 de Agosto de 2011

A Direcção Nacional da
Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza


Para mais esclarecimentos contactar:
Nuno Sequeira, Presidente da Direcção Nacional da Quercus - 937788474

Sem comentários:

Enviar um comentário