16/03/11

Nota de Imprensa: N.º 001/11

Data: 16/MAR/2011

Assunto: Nova direcção no Núcleo Regional da Guarda da Quercus – A.N.C.N. (2011-2013)

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza – fundada a 31 de Outubro de 1985 tem por objectivos a conservação da natureza e a promoção de um ambiente equilibrado e da qualidade de vida das populações.

Uma das características da Quercus é a sua descentralização. De facto, existem Núcleos Regionais da Quercus espalhados um pouco por todo o País, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

O Núcleo Regional da Guarda criado em 1988 apresenta desde a sua fundação uma participação, dos seus dirigentes, baseada no voluntariado. A acção do Núcleo centra-se fundamentalmente no âmbito da Educação Ambiental, organizando e participando em colóquios, debates e seminários promovidos por escolas e outras entidades.

Anualmente realiza-se uma Assembleia de Núcleo onde é apresentado e discutido perante os seus sócios o relatório de actividades e contas do ano precedente e o plano de actividades para o ano seguinte. A última Assembleia de Núcleo decorreu a 19 de Fevereiro onde foi igualmente eleita a nova direcção do Núcleo Regional da Guarda da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza para o biénio 2011-2013.

A direcção é constituída por 4 dirigentes dos quais 3 se mantêm do mandato anterior distribuídos da seguinte forma.

Presidente: Ricardo Nabais

Tesoureiro: Bruno Almeida

Secretária: Maria João Caldeira

Suplente: André Santos

Para este ano, em que se assinala o Ano Internacional das Florestas, temos previsto a realização de passeios pela floresta dando particular destaque às árvores autóctones, como é o caso de Carvalhos, Sobreiros, Castanheiros.

Temos igualmente previsto dar mais atenção ao problema do rio Noéme, inscrevendo e acompanhando este no Projecto Rios, desenvolvido pela ASPEA.

Como vem sendo hábito nos últimos 2 anos prevemos a realização de actividades do Ciência Viva durante os meses de Verão.

Para mais informações contactar Ricardo Nabais, presidente do Núcleo, através do telemóvel 931 104 568 ou do e-mail: guarda@quercus.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário