Cerca de 192 mil alunos de meio milhar de escolas vão participar na terceira edição do Geração Depositrão, um projecto que promove a recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos e que arranca hoje no Teatro Municipal da Guarda.
A cerimónia está integrada no seminário nacional Eco-Escolas 2010 e, como nas últimas duas edições, será promovida pela ERP Portugal, entidade gestora de resíduos e que integra a European Recycling Platform.
Consulte também o projecto Escola Electrão.
A grande novidade desta edição é a introdução da recolha dos resíduos de pilhas e acumulares. Por outro lado, o projecto vai alargar o seu âmbito, passando a incluir, além das escolas EB1, as escolas básicas do segundo e terceiro ciclos (EB 2/3) e as escolas secundárias e profissionais que integram a rede Eco-Escolas.
Na edição de 2009/2010, a Geração Depositrão recolheu 42.351 kgs de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos em cerca de 319 Eco-Escolas. No ano anterior tinham sido recolhidos 32 mil quilos de antigos equipamentos eléctricos e electrónicos e participado 134 escolas.
Esta terceira edição vai chegar a escolas de todo o País (Açores, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana da Castelo, Vila Real e Madeira) e contará com a participação de 400 professores. Os vencedores do concurso receberão equipamentos eléctricos e electrónicos e bicicletas.
Este projecto tem como principal objectivo introduzir o tema dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos e dos resíduos de pilhas e acumuladores, no programa das escolas, através de trabalhos e actividades desenvolvidas em conjunto com alunos e professores, assim como proceder à colocação de um Depositrão (o contentor de recolha) nas escolas aderentes. In greensavers.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário