06/02/11

Terceira edição do Geração Depositrão arranca hoje na Guarda

Cerca de 192 mil alunos de meio milhar de escolas vão participar na terceira edição do Geração Depositrão, um projecto que promove a recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos e que arranca hoje no Teatro Municipal da Guarda.

A cerimónia está integrada no seminário nacional Eco-Escolas 2010 e, como nas últimas duas edições, será promovida pela ERP Portugal, entidade gestora de resíduos e que integra a European Recycling Platform.

Consulte também o projecto Escola Electrão.

A grande novidade desta edição é a introdução da recolha dos resíduos de pilhas e acumulares. Por outro lado, o projecto vai alargar o seu âmbito, passando a incluir, além das escolas EB1, as escolas básicas do segundo e terceiro ciclos (EB 2/3) e as escolas secundárias e profissionais que integram a rede Eco-Escolas.

Na edição de 2009/2010, a Geração Depositrão recolheu 42.351 kgs de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos em cerca de 319 Eco-Escolas. No ano anterior tinham sido recolhidos 32 mil quilos de antigos equipamentos eléctricos e electrónicos e participado 134 escolas.

Esta terceira edição vai chegar a escolas de todo o País (Açores, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana da Castelo, Vila Real e Madeira) e contará com a participação de 400 professores. Os vencedores do concurso receberão equipamentos eléctricos e electrónicos e bicicletas.

Este projecto tem como principal objectivo introduzir o tema dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos e dos resíduos de pilhas e acumuladores, no programa das escolas, através de trabalhos e actividades desenvolvidas em conjunto com alunos e professores, assim como proceder à colocação de um Depositrão (o contentor de recolha) nas escolas aderentes. In greensavers.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário