21/02/11

Lançamento do Livro «Linha Azul – A Luta Ambiental da Quercus»


25 Fevereiro - Lisboa
Não perca no próximo dia 25 de Fevereiro, 6ª feira, pelas 19 horas, o lançamento do livro «Linha Azul – A Luta Ambiental da Quercus», assinado por Hélder Spínola, presidente da Quercus entre 2003 e 2009, e editado pela Chiado Editora. Este romance, que faz a crónica de uma história de vinte e cinco anos da organização ambientalista mais activa em Portugal, será apresentado na Livraria Les Enfants Terribles, no cinema King, em Lisboa.
Lançamento do Livro
«Linha Azul - A Luta Ambiental da Quercus»

Data
Sexta-feira, 25 de Fevereiro às 19:00 horas

Local
Lisboa - Livraria Les Enfantes Terribles no cinema King, Rua Frei Miguel Contreiras, nº52-A (Ao lado do Teatro Maria Matos, junto à Avenida de Roma. Utilizar linha verde do metro e sair na estação Roma).

Sinopse
Aquele momento, que fazia perigar o Vale da Rosa, era o resultado de um processo que decorria há alguns anos, envolvendo governantes, autarcas, empresários e dirigentes de futebol. Uma autêntica mistura explosiva.

Pedro Silva, activista do Grupo de Intervenção da QUERCUS, conduz os seus amigos num conjunto atribulado de acções contra o derrube de sobreiros e a destruição de espaços naturais. Com a ajuda da GREENPEACE, tentam impedir a importação de madeiras ilegais provenientes da Amazónia, abordando um cargueiro no porto de Leixões e bloqueando uma fábrica de móveis em Vale de Cambra. Revisitando os momentos mais marcantes da história da QUERCUS e percorrendo Portugal até à ilha da Madeira, Pedro Silva cruza-se com as principais questões ambientais que marcaram o país nas últimas décadas. Nesse percurso, surgem questões e reflexões que se misturam com a dinâmica do Grupo de Intervenção e com as relações que se desenham entre as personagens. Numa contínua linha temporal, que percorre as últimas décadas e, por fim, dá um salto para o futuro, brevemente interrompida pela busca do passado, este romance faz a crónica de uma história de vinte e cinco anos da organização ambientalista mais activa em Portugal. Recria, de forma crítica, momentos reais que atormentaram profundamente a esperança de um percurso sustentável para Portugal e levanta a poeira que tende a assentar em torno de algumas polémicas ambientais.

/

Sem comentários:

Enviar um comentário